Cardiologia Integrada 24h

Em funcionamento 24 horas por dia desde abril deste ano, a Cardiologia Integrada do Hospital Maria Auxiliadora (HMA) se transformou na referência local em atendimento a pacientes com problemas cardiovasculares — de urgência ou não — para todo o Gama e regiões vizinhas no Distrito Federal.

Composta por um grupo de médicos cardiologistas com pelo menos quatro anos de experiência em residência médica na área e títulos de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Heart Team do HMA conta com profissionais qualificados em todas as áreas do atendimento cardiológico.

Os investimentos realizados pelo Grupo Santa em infraestrutura e aquisição dos mais modernos equipamentos qualificaram e possibilitaram a expansão do atendimento ofertado pelo HMA.

Atualmente, a Unidade dispõe de um setor de Hemodinâmica (área da Medicina que cuida da saúde dos vasos sanguíneos) onde os pacientes com infarto agudo do miocárdio são atendidos rapidamente durante 24 horas por dia por médicos experientes e onde são realizados todos os procedimentos eletivos em adultos ou crianças com doenças congênitas com indicação de tratamento percutâneo.

A infraestrutura também permite a realização de todos os procedimentos invasivos da área de Eletrofisiologia (estudo das propriedades elétricas em células e tecidos) e o implante dos diferentes dispositivos de estimulação cardíaca, como marca-passos e o cardioversor desfibrilador implantável (CDI)

Tecnologia

A Cardiologia Integrada do HMA oferece serviços e exames essenciais a pacientes cardiovasculares, como:

Ecocardiografia: avalia a estrutura e funcionamento cardíacos através de ondas sonoras de alta frequência.

Holter 24h: monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração durante 24 horas.

Mapa: monitorização ambulatorial da pressão arterial 24 horas que realiza medições automáticas e sucessivas da pressão arterial.

Angiotomografia das artérias coronárias: exame de imagem não invasivo para visualizar em 3D se há resíduos depositados nas paredes das artérias do coração, além de malformações vasculares.

Angiotomografias de aortas (abdominal e torácica): tomografia computadorizada com uso de radiação para investigar doenças como estenoses, aneurismas e dissecções.

Ecodoppler das artérias e veias dos membros: ondas de ultrassom para analisar o fluxo de sangue nos vasos e diagnosticar e estadiar a aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias).