Unidade Materno Infantil

O Centro Obstétrico conta com duas salas preparadas para a realização de parto normal e cesáreo, incluindo os casos de alta complexidade. E ainda dispõe de uma sala de recuperação e outra para os primeiros procedimentos com o recém-nascido.

 

Na realização do parto normal, a unidade está equipada com cama específica para facilitar o procedimento, banco de parto e bola suíça. Nos casos de gravidez de risco, prematuros e complicações com o bebê, o centro obstétrico tem todo o suporte da UTI neonatal.

 

A equipe assistencial preza pelo atendimento humanizado. Nas salas de parto são disponibilizadas músicas instrumentais, no intuito de tranquilizar a paciente e proporcionar um ambiente aconchegante.

 

Maternidade
Dispõe de 19 quartos para mães e recém-nascidos, com direito a um acompanhante. As instalações são modernas e aconchegantes, com banheiro privativo, TV de plasma e frigobar.

 

Pediatras neonatologistas, enfermeiros especializados, psicólogos e nutricionistas monitoram o bebê durante toda a estadia no Hospital.

 

Banco de Leite
O leite materno coletado pelo Hospital é submetido à pasteurização e testes de qualidade para ser usado na alimentação de bebês prematuros e enfermos. Toda mulher saudável, com excesso de leite e que não esteja usando medicamentos pode ser uma doadora. O leite materno é valioso e pode salvar vidas.

 

O Banco de Leite funciona todos os dias, das 7h às 19h, e atende pelo telefone (61) 3445.0319. Além da coleta e de informações sobre doação, oferece orientações sobre amamentação e ajuda para quem enfrenta dificuldades no início do processo.

 

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
A unidade é referência no Distrito Federal pela assistência especializada. É coordenada por uma equipe experiente e conceituada de pediatras neonatologistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos.

 

A assistência integral aos bebês conta com apoio de médicos especialistas de outras áreas, como cirurgia pediátrica, cardiologia, neurocirurgia e oftalmologia. Além da contínua vigilância realizada pela equipe de profissionais, a saúde dos pequenos é monitorada por diversos equipamentos que avaliam as funções respiratórias e cardíaca, aumentando o grau de segurança e confiabilidade na assistência prestada. Rigoroso cuidado é observado na prevenção e tratamento de infecções.

 

Carinho e atenção da família
A UTIN estimula a presença dos pais ou responsáveis no tratamento médico e na recuperação da criança. Pai e mãe podem visitar os seus bebês diariamente. Visando o laço familiar e a importância desse apoio, os avós também são convidados a visitar os netos uma vez por semana.

 

Para reforçar o afeto, calor humano e contato com os pais, é aplicado o método canguru, tanto para o pai quanto para a mãe, onde ambos aprendem a transportar o bebê de forma semelhante a esse mamífero.

 

 

Segurança no Atendimento
A segurança do bebê é prioridade para o Hospital Santa Lúcia. No momento do nascimento, ele é identificado com duas pulseiras, contendo o nome da mãe, o atendimento da internação e o convênio. Uma pulseira é colocada no braço e outra no tornozelo do recém-nascido. A mãe recebe duas pulseiras, uma em cada braço.

 

As câmeras do circuito interno permitem a visualização do bebê em todo seu transporte pelo hospital e o monitoramento é feito 24 horas por dia.

 

Instalações

Conheça as instalações disponibilizadas pelo Hospital.

box