Centro Cirúrgico e Obstétrico

O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Lúcia possui uma estrutura ampla e moderna para realizar todos os tipos de procedimentos cirúrgicos, como transplantes, cirurgias cardíacas e neurológicas.

 

O espaço dispõe de equipamentos com tecnologia avançada e conta com o apoio de mais de 70 profissionais, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.

 

A unidade integra 11 salas, sendo duas destinadas aos procedimentos de obstetrícia e duas salas cirúrgicas inteligentes, que possibilitam a realização de cirurgias assistidas com sistema de videoconferência e comando de voz. Essa tecnologia permite a gestão centralizada na transmissão de dados e imagens em tempo real durante a realização de cirurgias de alta complexidade.

 

O espaço possui ainda sala disponível para ações emergenciais aos pacientes que necessitem de intervenções imediatas vindas do Pronto-Socorro e das UTIs.

 

Centro Obstétrico
O Centro Obstétrico possui duas salas preparadas para realizar parto normal e cesáreo, incluindo os casos de alta complexidade. Dispõe também de uma sala de recuperação e outra para os primeiros procedimentos com o recém-nascido.

 

Na realização do parto normal, a unidade está equipada com cama específica para facilitar o procedimento, banco de parto e bola suíça. Nos casos de gravidez de risco, prematuros e complicações com o bebê, o Centro Obstétrico tem todo o suporte da UTI Neonatal e Pediátrica, localizada no mesmo andar.

 

A equipe assistencial preza pelo atendimento humanizado, com músicas instrumentais nas salas de parto para ajudar a tranquilizar a paciente e proporcionar um ambiente aconchegante.

 

Ambiente Seguro
A equipe do Santa Lúcia segue protocolos de conduta bem definidos para promover segurança e qualidade assistencial, a exemplo do Protocolo de Cirurgia Segura, que consiste na avaliação e no cuidado realizado antes, durante e após a cirurgia.

 

Outro item que promove a segurança na Unidade é o sistema de fornecimento de ar medicinal estéril de forma canalizada (fluxo laminar de pressão positiva), recurso que diminui o risco de infecção hospitalar. Também com este objetivo, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) realiza um rigoroso trabalho de prevenção e controle de infecções, sempre seguindo as normas de segurança regulamentadas pela Anvisa.

 

Apoio à Vida
Em casos de cirurgias de grande porte, o Santa Lúcia ainda oferece excelência em terapia intensiva para dar suporte à vida e tratamento ao paciente. Nas UTIs, o paciente conta com monitorização das funções do organismo 24 horas e o apoio das equipes médicas e de enfermagem especializadas no tratamento oncológico, neurointensivo, cirúrgico, cardiológico, de trauma e pediátrico.

 

Para aumentar ainda mais a segurança de todos os pacientes, os profissionais do Santa Lúcia seguem rigorosos protocolos de cirurgia segura e parto seguro.

 

Instalações

Conheça as instalações disponibilizadas pelo Hospital.

box