Medicina Diagnóstica

O Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Lúcia dispõe da mais alta tecnologia e equipe médica especializada para exames laboratoriais.

 

Está preparado 24 horas por dia para atendimentos de emergência e a internados. Como todos os processos do hospital informatizados, os exames são distribuídos por meio digital para os consultórios médicos, o que ajuda a dar rapidez e conforto ao paciente em estudos de crânio, ossos e articulações, seios da face, coluna, coração e vasos da base, tórax, abdômen e mama.

 

A tomografia computadorizada multislice de 64 detectores é uma ferramenta de extrema confiabilidade no diagnóstico de doenças do cérebro, abdômen, tórax e coluna. Outro destaque é o atendimento 24 horas de ressonância magnética de alto campo, equipamento que não utiliza a radiação para captação de imagens, mostra detalhes do que se passa nos órgãos ou tecidos do paciente e facilita a detecção de tumores, lesões inflamatórias, AVC precoce, entre outros. O exame PET-CT é um dos mais rápidos e precisos métodos para diagnóstico precoce, avaliação de resposta ao tratamento e estadiamento de vários tipos de tumores.

 

Prevenção de doenças cardíacas através dos exames: Escore de Cálcio Coronariano e Angiotomografia Coronariana

 

Uma das vertentes da cardiologia é identificar os pacientes que apresentam ou podem apresentar no futuro maiores chances de desenvolver doenças cardíacas.
Uma das maneiras para classificar esse risco é a partir do Escore de Cálcio Coronariano e da Angiotomografia Coronariana, dois exames tomográficos que analisam o grau de aterosclerose das artérias sem a necessidade de procedimentos invasivos.

 

Escore de Cálcio Coronariano: excelente marcador de risco utilizado em grandes centros médicos nos protocolos de check-up.

 

Agiotomografia Coronariana: permite a caracterização de graus de obstrução das artérias cardíacas e a análise da composição das placas de ateroma que se formam nas paredes desses vasos, fatores que influenciam para uma melhor prevenção.

 

Pioneiro nessa tecnologia na América Latina, o Santa Lúcia oferece agilidade e qualidade de imagens, além de equipe médica formada em grandes centros de cardiologia do país.

 

 

Exames realizados:

  • Ecografias convencionais e com Doppler;
  • Ecografia feminina: transvaginal, mamária e pélvica, ginecológica e gestacional;
  • Ecografia masculina: próstata, via abdominal e via transretal;
  • Ecografia de articulações: mãos, pés, tornozelos, joelhos etc.;
  • Punções e biópsias guiadas por ecografia: tireoide e mamária;
  • Aparelho de ressonância magnética para o diagnóstico de neurologia, músculo esquelético, tórax e abdômen, além de artrorressonâncias das articulações;
  • Equipamento de tomografia computadorizada multislice 64 canais;
  • Raio X digital;
  • Radiologia cardiovascular: angiotomografia e angiorressonâncias cardíacas e cerebrais.
  • PET-CT;
  • Procedimentos Intervencionistas guiados por imagem.

 

 

Laboratório de Análises Clínicas
O Laboratório do Hospital Santa Lúcia investe em equipamentos de alta tecnologia e em profissionais qualificados para oferecer sempre o melhor para os pacientes e médicos.

 

Funciona 24 horas e são atendidos em média 200 pacientes por dia. O que significa mais de 45 mil exames realizados por mês

 

Medicina Nuclear
A Medicina Nuclear é outra das vertentes atendidas pelo Santa Lúcia, numa parceria com o Núcleos – Centro de Medicina Nuclear. A especialidade médica oferece procedimentos com radioisótopos de última geração, com finalidade diagnóstica e terapêutica. Devido aos constantes avanços tecnológicos, a medicina nuclear tem sido cada vez mais necessária e eficaz no suporte de doenças de alta complexidade.

 

São realizadas as mais diversas cintilografias, através de Gama-Câmaras com tecnologia avançada. Dentre as mais solicitadas, pode-se destacar as cintilografias miocárdicas, ósseas, renais e o SPECT cerebral. Vale citar também os estudos oncológicos que podem ser disponibilizados através da técnica SPECT-CT que integram as informações metabólicas e funcionais da medicina nuclear a imagens de tomografia computadorizada.

 

Através da cintilografia ou pesquisa de corpo inteiro com leucócitos marcados é possível detectar processos inflamatórios e infecciosos. O equipamento Gama-Probe auxilia cirurgias radioguiadas de mama, melanoma e paratireoides, dentre outras. O Hospital conta ainda com a tecnologia PET-CT, de grande impacto na conduta do paciente oncológico pela sua alta capacidade de detecção precoce de tumores.

 

Contato: marcação de exames para o Centro de Diagnóstico por Imagem de segunda a sábado de 07 às 19h nos telefone (61) 3445 0391, 0392 ou 0393. Para falar com o Laboratório de Análises Clínica ligue (61) 3445 0177

Instalações

Conheça as instalações disponibilizadas pelo Hospital.

Instalações Hospital Santa Lúcia