Voltar
Compartilhe:
02 de February de 2014

Leite humano é imprescindível para bebes em UTI neonatal

Primeiro banco de leite privado do país, o Hospital Santa Lúcia precisa de doação de leite materno

 

 

O leite materno é um alimento completo para o bebê, pois contém vitaminas, minerais, gorduras, açucares e proteínas necessárias para seu desenvolvimento, além de possuir anticorpos contra infecções. Essa importância aumenta nos prematuros, pois suas defesas são frágeis e dependem dos benefícios do leite humano, sendo parte essencial para o tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI). A atuação do Banco de Leite do Hospital Santa Lúcia se baseia na orientação quanto às dificuldades da amamentação e ordenha, pasteurização do leite doado e campanhas de incentivo à doação.

 

 

Para doar, a mãe deve estar amamentando, não ser tabagista, e ter seus exames de pré-natal (sorologias) compatíveis com a doação de leite. A doadora entra em contato com o Banco de Leite da instituição que envia para sua casa o kit, contendo máscara, gorro, etiquetas e pote esterilizado. O leite deve ser conservado no congelador por até 15 dias. O Hospital faz a coleta na casa da doadora. O contato é diário no telefone 3445-0319 das 7h às 19h. “Hoje já se sabe que 30% das mães produzem mais leite que o seu bebe precisa. Quanto mais se ordenha, mais se produz. O Banco de leite orienta sobre como a coleta deve ser realizada em casa”, explica a médica Fábia Queiroga, coordenadora do Banco de Leite do Santa Lúcia.

 

 

Os trigêmeos João Guilherme, Lucas Gabriel e Pedro Henrique passaram os primeiros dias de vida na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) do Hospital, sendo alimentados por leite humano, tanto da mãe quanto de doadoras. “Graças ao Banco de Leite meus filhos se recuperaram e puderam ir para casa com anticorpos e nutrientes necessários. Agora, só o menor está ainda na UTI, mas se recuperando bem. Em breve todos estarão juntos novamente”, descreveu com emoção a mãe Ana Cristina Dantas.