Voltar
Compartilhe:
26 de February de 2014

Boas práticas no Carnaval para manter-se saudável

Curta o Carnaval com Saúde

 

O Carnaval chegou e com ele muita festa, confete e serpentina. Durante os dias de folia, muita gente deixa de lado a saúde, não se alimentando bem e esquecendo de se hidratar. A má conduta com o corpo gera conseqüências, desde leve desidratação a hipoglicemia. Allan Ferreira, nutrólogo do Grupo Santa, informa que o consumo excessivo de álcool misturado com alimentos impróprios pode gerar intoxicação e adverte: “se for beber, intercale água, e não exagere na moderação!”.

 

 

Para os foliões mais exaltados, acima dos 40 anos, Ferreira sugere uma avaliação médica, de preferência com um cardiologista, para verificação geral do quadro. “Seis dias de folia é uma atividade física intensa, então afastar o risco de doenças cardíacas prévias é importante”, frisa.

 

 

Durante os dias de folia, o nutrólogo orienta a equilibrar a alimentação, evitando alimentos gordurosos. Também é preciso comer a cada 3 horas e beber bastante água. “Comer frutas antes das festas, além de saudável, também é fonte de energia”, comenta. O médico acrescenta que é importante que o folião fique atento aos lugares onde comer, em especial as barraquinhas de rua. Verifique se estão em boa higiene antes de consumir, além da data de validade dos produtos.

 

Previna-se: use camisinha!

De olho na qualidade de vida do folião brasiliense, os hospitais Santa Helena, Santa Lúcia, Prontonorte e Maria Auxiliadora promovem a campanha “Curta o Carnaval com Saúde”. De 26 de fevereiro a 4 de março, as quatro unidades hospitalares distribuirão folderes informativos contendo preservativo, dicas de hidratação, alimentação, vestuário e segurança. Tudo para o folião aproveitar os cinco dias de festa sem abrir mão do bem-estar.