Voltar
Compartilhe:
30 de November de 2013

Cansaço ou vontade excessiva de comer doces pode estar associado a alterações metabólicas

Sinais podem ser sintomas da deficiência de cromo e  vitamina D no organismo

 

 

O cromo é um elemento essencial para os seres humanos. Ele tem papel de ativador das enzimas, de estabilização das proteínas e potencializa a insulina no organismo. Já a vitamina D é um conjunto de compostos lipossolúveis essenciais para manter o equilíbrio mineral do corpo. Sua principal ação é manter a homeostase (equilíbrio) do cálcio, responsável, entre outros,  pela formação dos ossos.

 

 

De acordo com o endocrinologista do Hospital Santa Lúcia, Gustavo Francklin, a deficiência de cromo e vitamina D acarreta uma série de doenças e complicações no corpo humano: aumento das concentrações de insulina, doenças cardiovasculares, diabetes, raquitismo (doença infantil que causa crescimento deficiente nos ossos longos); osteomalacia (exclusiva em adultos e caracteriza-se pela fragilidade óssea); osteoporose, alterações neurológicas e fraqueza muscular (principalmente em idosos); entre outras. “É preciso ficar atento aos sintomas. A falta destas substâncias podem provocar astenia (cansaço) e muita vontade de comer doces. Indícios, muitas vezes confundidos como ‘desejos’, que podem ajudar no diagnóstico”, observa.

 

 

Para evitar a deficiência desses elementos, a melhor opção é sempre fazer um check-up por meio de uma avaliação metabólica, que consiste em exames clínicos e laboratoriais. “Com os resultados, diagnosticamos a doença e, desta forma, melhoramos a qualidade de vida dos nossos pacientes”.