Voltar
Compartilhe:
10 de June de 2012

Condromalácia do joelho tem cura?

Sim. A condromalácia é um desgaste da cartilagem da patela (rótula localizada no joelho que se articula com o fêmur) que causa desconforto e dor ao redor desse osso. É também conhecida com síndrome da dor patelo-femoral. A dor surge principalmente ao subir e descer escadas, ao levantar-se de uma cadeira e ao correr.

 

A causa está associada ao formato do joelho e enfraquecimento do quadríceps. O diagnóstico é feito pela avaliação do ortopedista e pela ressonância magnética. O tratamento inicialmente é feito através de fisioterapia, do uso de anti-inflamatórios e da administração intra-articular de ácido hialurônico (viscosuplementação). Nos casos mais graves, o paciente deve ser submetido ao procedimento de artroscopia, que consiste em uma cirurgia minimamente invasiva através de microperfuração ou transplante de cartilagem.

 

Dr. Marcus Vinicius Montenegro – CRM: 11927-DF
Ortopedista especialista em traumatologia desportiva

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.