Voltar
Compartilhe:
12 de February de 2019

Conheça a Unidade Materno-Infantil do Santa Lúcia

Bebês, crianças e parturientes recebem cuidado especial no Santa Lúcia. Carinho, atenção e assistência especializada são dispensados a estes pacientes com o suporte de uma estrutura hospitalar completa. Centro Obstétrico, Maternidade, Emergência Pediátrica, UTI Neonatal (UTIN) e UTI Pediátrica (UTIP) compõem a Unidade Materno-Infantil do Hospital.

 

A integração entre as áreas está entre os diferenciais mais importantes. “Os pacientes que buscam atendimento de alguma área da Unidade Materno Infantil comumente passam por mais de um setor, que, naturalmente, tem relação entre si. Por isso, apesar de independentes, as áreas se comunicam e desenvolvem apoio mútuo através de suas equipes, promovendo um atendimento integral e seguro”, destaca o pediatra neonatologista e coordenador da UTIN e UTIP, Dr. Nelson Diniz de Oliveira.

 

Estrutura aplicada para o melhor atendimento especializado

A Emergência do Santa Lúcia dispõe de uma ala infantil, com serviços médicos e de enfermagem especializados no pronto-atendimento às crianças. São seis leitos, dois consultórios, um posto de enfermagem e uma farmácia exclusiva, tudo numa estrutura planejada para receber as crianças de forma humanizada e criteriosa. As cores e a decoração proporcionam um ambiente mais acolhedor, confortável e seguro aos pequenos.

 

Corredor de acesso à Maternidade

A Maternidade possui assistência especializada e ocupa uma ala específica no Setor de Internações. São19 quartos para as mães e recém-nascidos, com direito a um acompanhante. O ambiente é lúdico e aconchegante, dotado de instalações modernas, com banheiro privativo, TV de plasma e frigobar. Pediatras neonatologistas, enfermeiros especializados, psicólogos e nutricionistas monitoram a puérpera e o recém-nascido durante sua estadia no Hospital.

 

O Centro Obstétrico conta com duas salas preparadas para realizar parto normal e cesáreo, incluindo os casos de alta complexidade, além de um espaço de recuperação e outro para os primeiros procedimentos com o recém-nascido. Na realização do parto normal, a unidade está equipada com cama específica para facilitar o procedimento, banco de parto e bola suíça.

 

Equipe assistencial da UTIN

Nos casos de gravidez de risco, prematuros e complicações com o bebê, o Centro Obstétrico tem todo o suporte da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), localizada no mesmo ambiente do Centro, onde os recém-nascidos recebem atenção individualizada.

 

As Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Lúcia são referência no Distrito Federal pela assistência especializada, de alta complexidade e coordenada por uma equipe experiente e conceituada de pediatras neonatologistas e intensivistas pediátricos. Somam ao time enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos, além médicos especialistas em cirurgia pediátrica, cardiologia, neurocirurgia e oftalmologia.

 

Cuidando de você

Banco de Leite

O Banco de Leite ajuda na promoção do aleitamento materno, auxiliando as mães em várias fases da amamentação, notadamente nos primeiros momentos após o nascimento. Como o leite materno é uma fonte de nutrição completa e balanceada, é indispensável garantir que todos os recém-nascidos tenham acesso a essa proteção natural contra doenças, infecções e alergias. Toda mulher saudável, com excesso de leite e que não esteja usando medicamentos pode doar para o Banco de Leite Humano.

 

No Santa Lúcia, o leite coletado é submetido à pasteurização e a testes de qualidade para ser usado na alimentação de bebês prematuros e/ou enfermos, principalmente os que ficam internados na UTIN. O Banco de Leite do Santa Lúcia funciona todos os dias, das 7h às 19h, e seu telefone é (61) 3445-0319. Além da coleta, são oferecidas orientações sobre amamentação.

 

Ciclo de Palestras para Gestantes

O Santa Lúcia oferece, mensalmente, o Ciclo de Palestras para Gestantes, que é aberto para a comunidade. Coordenada pelo Serviço de Neonatologia, uma equipe multiprofissional aborda temas que envolvem assuntos relacionados à gravidez, pós-parto e primeiros cuidados com o bebê. Trata-se de um conceito moderno de atendimento voltado para a humanização do processo gestacional e do parto.

 

As palestras são ministradas mensalmente no auditório do Hospital. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (61) 3445-0265 após o primeiro dia útil do mês. As vagas são limitadas.