Voltar
Compartilhe:
14 de November de 2012

Doce Problema

Diabetes é a terceira maior causa de mortes no Brasil

 

O diabetes já é considerada a terceira maior causa de mortes no país, atrás apenas de doenças cerebrais vasculares e doenças cardíacas. Dados do Ministério da Saúde apontam que o crescimento do índice deu-se, principalmente, pela redução de taxas de doenças pulmonares e cardíacas nas últimas décadas. De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo são diabéticas. No DF, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 5% da população é portadora da doença.

 

O diabetes é uma doença que surge de forma silenciosa, sem causar dor, e pode levar muito tempo até o paciente entender que está com a enfermidade. O excesso de açúcar no sangue, conhecido como hiperglicemia ou seu inverso a hipoglicemia (falta de açúcar), somado a outros fatores como pressão alta, aumento do colesterol, sedentarismo e tabagismo são riscos que podem provocar o desenvolvimento da doença. O acompanhamento deve ser feito por uma equipe de profissionais da endocrinologia, nutrição e cardiologia.

 

A dieta alimentar é o componente mais importante para controlar os índices glicêmicos. Mudar a rotina, incluindo exercícios e boa hidratação são outros passos que podem parecer simples, mas são imprescindíveis para uma melhor qualidade de vida do paciente diabético. Contudo, muitos pacientes resistem ou não se adaptam a prática física e alimentação equilibrada. O apoio e a dedicação da família são essenciais no controle e tratamento da doença.