Voltar
Compartilhe:
29 de September de 2013

Hospital é pioneiro no combate às doenças do coração

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, com cerca de 300 mil pessoas acometidas todo ano no Brasil. Em 2013, o Dia Mundial do Coração, criado pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation), traz como tema a conscientização da população sobre a importância da prevenção desde a infância. A data comemorativa, 29 de setembro, está no calendário de saúde com diferentes ações ao redor do mundo. Atento a esse cenário, o Hospital Santa Lúcia investe em estrutura diagnóstica diferenciada para prevenção dos males do coração.

De acordo com o coordenador de cardiologia do hospital, Lázaro Miranda, a melhor maneira de evitar as doenças no coração é combatendo os fatores causadores, como hipertensão arterial, tabagismo, colesterol, diabetes, obesidade, sedentarismo e estresse. Para reduzir o risco, é fundamental manter uma vida saudável e preservar bons hábitos, como a prática de atividades físicas frequentes e uma alimentação balanceada.

Outra possibilidade é a realização de avaliações periódicas da saúde cardiovascular, mesmo sem sintomas, especialmente se houver casos de parentes de 1º grau já acometidos. Atualmente, o Hospital conta com todo o aparato necessário para o diagnóstico rápido e preciso, o que possibilita ao médico mais tempo e eficiência para ministrar o tratamento ideal para cada caso. Para algumas enfermidades, quanto mais ágil é esse retorno, maiores são as chances de cura.

Por isso, a instituição possui corpo clínico cardiológico reconhecido e altamente qualificado presente 24 horas para atendimentos de emergência e internação. Além disso, é dotado de um espaço com os mais modernos recursos, sendo pioneiro na América Latina em tecnologias como os exames de ressonâncias, tomografias, escore de cálcio e angiotomografia para diagnóstico por imagem e cintilografias para Medicina Nuclear. A importante integração entre profissionais de diversas áreas mobilizados para o completo atendimento da pessoa com doenças cardíacas é outro grande diferencial do Hospital. Esse cenário garante maior agilidade e conforto no tratamento.

Visando um atendimento seguro, o paciente que chega à emergência com dor torácica é imediatamente assistido por uma equipe de resposta rápida, composta por médicos e enfermeiros. O processo é baseado no Protocolo de Dor Torácica, com base em experiências de conceituados hospitais americanos. Além do pronto atendimento, o Santa Lúcia conta com Unidade de Hemodinâmica e um Centro Cirúrgico credenciado a realizar cirurgias de alta complexidade e grande porte na área cardiovascular. Para o setor de internação de cardiopatas foi destinado um andar específico, com ala composta de apartamentos, enfermarias e UTI coronariana.

O Santa Lúcia também atua em ações de mobilização junto à sociedade na divulgação de boas práticas que visem a melhoria da saúde e qualidade de vida da população. Um dos exemplos foi a realização da exposição Por Dentro do seu Coração, em referência ao Dia Mundial do Coração, no Brasília Shopping. No período entre 24 a 27 de setembro os clientes do centro de compras puderam ter orientações sobre o tema com cardiologistas do Hospital, além de aferir a pressão arterial e o índice glicêmico.