Voltar
Compartilhe:
20 de September de 2014

Médicos intensivistas titulados contribuem para UTIs com mais qualidade

De acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), mais da metade das UTIs no país não possui médico intensivista titulado. Vários estudos demonstram, no entanto, a influência positiva que esse profissional especializado exerce nos cuidados de pacientes críticos, impactando diretamente no menor tempo de internação, utilização de menos recursos, redução de complicações e mortalidade.

 

A UTI do Hospital Santa Lúcia integra em seu corpo clínico 85% da equipe médica titulada pela AMIB, agregando ainda várias outras subespecialidades. O número é expressivo no cenário nacional e único no âmbito regional, repercutindo na qualidade da assistência e em resultados. “Para o desempenho da atividade, o médico é submetido a treinamento e prova específicos de conhecimentos teóricos e habilidades práticas indubitavelmente complexas e que envolvem capacidade de liderança da equipe multidisciplinar”, destaca o médico.

 

O médico intensivista é um profissional capacitado e habilitado para o atendimento de pacientes com alto índice de gravidade que necessitam de vigilância intensiva e monitoração contínua durante 24 horas. O profissional dispõe de amplo conhecimento clínico e cirúrgico e é responsável por auxiliar o médico assistente na investigação diagnóstica, controlar as alterações agudas de estado clínico (principalmente em casos de intercorrências ameaçadoras à vida) e pela realização de procedimentos emergenciais.