Voltar
Compartilhe:
09 de October de 2017

Mulheres acima dos 50 anos de idade apresentam mais risco de desenvolver câncer de mama

O aumento da expectativa de vida — que, em 2015, passou a ser de 75,5 anos, segundo o IBGE — está diretamente relacionado ao aumento dos casos de câncer de mama, segundo tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, especialmente aquelas acima de 50 anos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer revelam que os tumores na mama respondem por cerca de 28% dos novos casos em pessoas do sexo feminino a cada ano. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

De acordo com a oncologista do Hospital Santa Lúcia, Patrícia Schorn, além da idade, o câncer de mama tem como causa principal o histórico familiar, além de fatores externos como a ingestão elevada de álcool, obesidade, sedentarismo e a exposição a substâncias carcinogênicas, como os corantes e conservantes presentes na alimentação.

Por isso, é fundamental manter uma alimentação natural, praticar atividades físicas regularmente e evitar a ingestão de álcool e tabaco. O histórico familiar da doença, a ausência de filhos (nuliparidade) ou o fato de não ter amamentado também são importantes fatores de risco para a doença.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO – Anualmente, mulheres a partir de 35 anos de idade que apresentem fatores de risco devem procurar um ginecologista ou um mastologista para realizar exames clínicos e mamografia. Para as que não apresentam estes fatores, o ideal é iniciar estes exames a partir dos 40 anos.

“Além da mamografia, o especialista também pode pedir uma ultrassonografia mamária e uma ressonância nuclear magnética das mamas, exames complementares que podem ser importantes em alguns casos”, ressalta Schorn.

CASOS DA DOENÇA – Mesmo que relativamente raro em mulheres com menos de 35 anos, o câncer de mama tem atingido cada vez mais aquelas abaixo dos 40 anos. Cerca de 1,67 milhões de casos novos desse tipo de câncer em todas as faixas etárias foram esperados para o ano de 2012 em todo o mundo o que representa 5% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres, de acordo com o INCA.