Voltar
Compartilhe:
04 de November de 2012

O que é aneurisma da aorta e quais os seus riscos?

Aneurisma é um processo de dilatação e rompimento dos vasos sanguíneos que pode acometer todo o sistema vascular, inclusive a aorta — a maior e mais importante artéria do corpo humano. O aneurisma se dá de forma progressiva, porém silenciosa, e está diretamente ligado a fatores de risco como arteriosclerose (endurecimento e espessamento das artérias), hipertensão, genética, tabagismo e o sedentarismo.

 

Não existe um sinal claro de quando a aorta pode dilatar e romper, por isso é fundamental, aos pacientes de risco, o constante monitoramento através da realização de exames periódicos. No check-up devem ser realizados exames de ecografia abdominal e cardíaca, suficientes para começar a diagnosticar a presença ou não do problema, mesmo que o paciente seja assintomático.

 

O tratamento é cirúrgico, se o aneurisma estiver próximo do coração; endovascular (através de procedimento de hemodinâmica), nos casos de dilação aórtica no abdômen e tórax; ou ainda híbrido, ou seja, aliando os dois procedimentos anteriores, para os casos que acometem os vasos do pescoço.

 

O Hospital Santa Lúcia conta com equipe de cirurgia cardiovascular multiprofissional, aliando conhecimento técnico-científico com a infraestrutura do Centro Cirúrgico e Hemodinâmica, visando procedimentos de alta complexidade.

 

 

Dr. Leonardo Esteves Lima – CRM-DF 6383
Cirurgião Cardiovascular

 

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.