Voltar
Compartilhe:
03 de March de 2013

O que é sepse?

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Era conhecida como infecção generalizada, septicemia ou infecção no sangue. Sua principal característica é um estado de inflamação, após a corrente sanguínea ser invadida por agentes infecciosos (bactérias, fungos ou vírus). Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos órgãos do paciente.

 

Sepse é a principal causa de morte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o mundo. No Brasil, 17% dos leitos de UTIs são ocupados por pacientes com sepse grave; e a taxa de mortalidade chega a 55%. Uma iniciativa mundial, chamada Campanha Sobrevivendo à sepse, envolve vários países, inclusive o Brasil, com o objetivo de reduzir o impacto desta condição clínica. 

 

Para aprimorar o atendimento aos pacientes com sepse grave, o Santa Lúcia, associou-se ao Instituto Latino Americano de sepse (ILAS) e adotou normas internacionais de controle e combate à enfermidade. A meta é reduzir, no prazo de cinco anos, 25% das mortes decorrentes de sepse.  

 

Elber Rocha – CRM-DF 13257

Médico Intensivista e Nefrologista

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.