Voltar
Compartilhe:
09 de September de 2012

O que são os Times Assistenciais?

Os Times Assistenciais são equipes formadas por profissionais de diferentes áreas do Hospital que buscam a inovação e a construção de canais de comunicação entre os setores. No Santa Lúcia estão em fase de implantação os times de prevenção de escaras, flebite e quedas. Baseados no conceito de times de trabalho, seu objetivo é proporcionar uma maior integração entre os processos a favor da segurança e qualidade no atendimento ao paciente. Os profissionais que atuam nos times têm uma visão mais ampla da instituição e são essenciais no monitoramento dos protocolos gerenciados aplicados na rotina hospitalar, como, por exemplo, o Protocolo de Sepse.

 

Estudos mais recentes mostram que a falta de comunicação entre os componentes da equipe assistencial pode deixar os pacientes mais vulneráveis a situações de risco, principalmente devido à inadequação do plano terapêutico, que contribui para a ocorrência de eventos relacionados à assistência. As reuniões para discutir a linha de cuidados que o Hospital pretende desenvolver para o atendimento ainda mais personalizado ao paciente já estão sendo realizadas. Essas iniciativas promovem qualidade e velocidade na engrenagem assistencial, tornando os serviços mais precisos e otimizando o resultado, com foco na segurança do paciente.

 

Dr. Cícero Dantas – CRM-DF: 8121
Diretor Técnico do Hospital Santa Lúcia

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.