Voltar
Compartilhe:
21 de September de 2012

Por dentro do seu Coração

Entre os dias 26 a 28 de setembro ação dos hospitais Santa Lúcia e Santa Helena muda rotina dos frequentadores do Brasília Shopping

 

 

Entre os dias 26 a 28 de setembro os hospitais Santa Lúcia e Santa Helena estarão juntos em ação para a Semana do Coração. Serão três dias, com participação de médicos e técnicos de enfermagem que irão realizar teste glicêmico e aferição de pressão arterial gratuitamente para a população O Estande permanece no shopping no térreo do Brasília Shopping, próximo a entrada principal, até o dia 28. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em todo mundo, as doenças coronarianas são campeãs no ranking das mortes, já no Brasil o índice alcança os 33%.

 

 

O dia 30 de setembro foi escolhida pela Federação Mundial de Cardiologia (FMC) em conjunto com a Sociedade Mundial de Cardiologia (SMC) há dez anos. A data é um fomento para as sociedades e comunidade cardiológica realize ações temáticas voltada à saúde do órgão. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), muita coisa mudou após o início das campanhas. Hoje as pessoas estão mais conscientes dos males que potencializam as doenças coronarianas e vasculares. Mesmo com tanta prevenção, mais de 300 mil brasileiros continuam a morrer todos os anos, sendo a maior causa de mortes por doença no país, na frente de cânceres e doenças bronco-pulmonares. 

 

 

Os males do coração são, em geral, doenças silenciosas que demoram anos para dar sinais evidentes de sua existência, e a prevenção tem se mostrado a melhor alternativa para evitá-los. A prática de hábitos saudáveis é imprescindível para a sua prevenção. De acordo com o Dr. Lázaro Miranda, presidente da SBC no Centro-Oeste e cardiologista do Santa Lúcia, a ação deve fazer parte da rotinas das pessoas e não somente na data especial. “Acreditamos que seja uma atitude louvável, porém seria melhor a institucionalização de programas de detecção e controle dos fatores de risco e não somente em dias ou semanas temáticas. Entretanto, é nosso dever participar e apoiar”, acrescenta.