Voltar
Compartilhe:
25 de October de 2014

PÚBLICO LOTA TALK SHOW SOBRE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM BRASÍLIA  

Em meio às lojas e cafés, um debate científico. Para aproximar o público do tema, a ideia não poderia ter sido melhor: seis especialistas, em uma conversa informal, em um dos shoppings centers mais movimentados de Brasília. O público formou fila horas antes do evento chamado Por Dentro do Coração.

 

O foco foi a prevenção de doenças cardiovasculares. O oncologista e escritor Dráuzio Varella abriu o evento com um alerta: “Um a cada três espectadores aqui presentes sofrerá um infarto. Não é uma ameaça. É estatística”. Responsável pela campanha Coração Alerta, o cardiologista Marcelo Cantarelli reforçou a eficácia da mudança de hábitos, tão importante quanto os tratamentos tradicionais: “Uma pessoa obesa pode sair da faixa de risco de infarto passando a fazer exercícios regulares e perdendo peso”.

 

Também estavam presentes no debate quatro especialistas dos hospitais Santa Helena e Santa Lúcia: Dr. Fausto Stauffer, Dr. Leonardo Esteves, Dr. Gustavo Paludetto e o Dr. Leonardo Beck. Todos reforçaram a necessidade de check-ups periódicos e da atenção ao principal sintoma. “O socorro deve ser imediato para evitar danos irreversíveis ao coração. O atendimento rápido e organizado no hospital, através de unidades de dor torácica, aumenta muito a chance de sucesso no tratamento do infarto”, disse o Dr. Fausto.

 

Uma das dúvidas do público foi qual a melhor técnica para desobstrução vasos cardíacos. “Em hospitais com menor estrutura, ainda são usados trombolíticos, remédios aplicados nas veias. Nos nossos hospitais, usamos o cateterismo cardíaco. É um método mais eficaz e seguro, que tem garantido o sucesso no atendimento ao paciente com doença cardiovascular”, explicou o Dr. Leonardo Beck.