Voltar
Compartilhe:
09 de November de 2013

Videoartroscopia em sala inteligente

Cirurgia minimamente invasiva realizada no Santa Lúcia permite recuperação mais rápida para lesões no ombro

 

 

O manguito rotador é o conjunto de músculos e tendões que age na estabilização dos movimentos do ombro. A lesão na região é determinada por um processo degenerativo provocado pelo esforço repetitivo da musculatura, o que resulta em fortes dores, principalmente à noite, limitação dos movimentos e piora na qualidade de vida do paciente. É mais comum em idosos e jovens atletas. Um dos tratamentos mais recomendados é a cirurgia minimamente invasiva videoassistida — a videoartroscopia —, pois possibilita uma recuperação mais ágil devido, principlamente, ao seu pequeno campo de corte.

 

 

 “A cirurgia é realizada com apenas três ou quatro orifícios feitos no ombro e com o instrumental adequado, como os parafusos chamados âncoras, que fixam os tendões ao osso do paciente”, explica o coordenador da Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Lúcia e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo, Leônidas Bomfim. Segundo o médico, o sucesso da cirurgia depende de fatores diversos como o tamanho da lesão, o tempo em que se apresenta e até mesmo a idade do paciente. “Quanto mais rápido o paciente procurar um especialista, melhor será o tratamento”, informa.

 

 

No Santa Lúcia, a técnica é realizada em ambiente cirúrgico inteligente, uma sala preparada ergonomicamente com monitores em alta definição e câmeras multiangulares que proporciona ao cirurgião total controle da atividade, como acesso digital aos dados e exames do paciente e documentação fotográfica do procedimento.