Voltar
Compartilhe:
10 de February de 2013

Você sabe o que é hiperplasia prostática?

A hiperplasia prostática é o crescimento do tecido da próstata. As células desse tecido aumentam de tamanho e acabam impedindo a passagem da urina pela uretra. Esse crescimento faz com que os homens tenham dificuldade para urinar, acordando várias vezes à noite, com sangramento e infecção urinária. O problema nada tem a ver com câncer, já que há casos de câncer em próstata normal, pequena. A doença pode ter origem no DNA e na alimentação (excesso de hormônios no frango, por exemplo). A prevenção deve ser feita a partir dos 40, 45 anos, com consultas anuais ao urologista. Também é recomendável manter atividade física, boa hidratação e alimentação saudável.

O Santa Lúcia é, hoje, o hospital que tem uma das melhores estruturas de Brasília para esse tipo de tratamento. A unidade oferece a técnica Green Light para operar a hiperplasia, que praticamente não apresenta efeitos colaterais e provoca o mínimo ou nenhum sangramento. Com ela, o paciente retoma a vida normal, inclusive a atividade sexual, em pouco mais de uma semana. A cirurgia tradicional requer 30 dias para recuperação.

 

Glauco Guedes – CRM-DF 9934
Urologista

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.