O câncer de próstata é o tumor maligno de maior incidência no homem após o câncer de pele não melanoma e a segunda causa de morte por câncer nessa população. Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito ainda na fase inicial, na qual é possível oferecer um tratamento curativo. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos de idade, sendo raro seu aparecimento antes dos 45 anos.

Quais são as principais causas e fatores de risco deste tipo de câncer?

Os principais fatores de risco são a idade (60% dos casos em homens com mais de 65 anos); histórico familiar (parente de 1º grau com diagnóstico de câncer aumenta em 2 vezes a probabilidade de desenvolver a doença); raça (homens negros têm um risco maior de desenvolver a doença); alimentação (dietas hipercalóricas ricas em gorduras e pobres em fibras, vegetais e frutas podem aumentar o risco); e obesidade.

Quais são os subtipos deste tipo de câncer?

O tipo mais comum é o adenocarcinoma, que corresponde a 95% casos de câncer de próstata. Outros menos comuns incluem carcinoma de pequenas células, sarcomas e/ ou linfomas.

Como é feito o seu diagnóstico?

Deve-se suspeitar de câncer nos casos de elevação de PSA e/ ou presença de nódulo na próstata ao teste de toque retal. O exame que define o diagnóstico é a biópsia da próstata, que deve ser realizada sob anestesia. Neste procedimento, são retirados 12 a 18 fragmentos a serem analisados por um médico patologista, que classificará os subtipos do câncer e o seu grau de diferenciação por meio do escore de Gleason.

Quais são os principais tratamentos para a doença?

Em estágios iniciais, os tratamentos podem ser cirurgia (convencional ou robótica) para retirada da próstata, radioterapia ou até observação ativa. Se mais avançado, os tratamentos envolvem cirurgia ou radioterapia associada ou não à hormonioterapia (bloqueio da produção de testosterona). Nos casos de doença com metástases, o tratamento é sistêmico e pode ser feito com hormonioterapia, quimioterapia ou radiofármaco.

O Hospital Santa Lúcia tem um excelente time de profissionais que realiza reuniões multidisciplinares para debater os casos, a fim de alcançar as melhores estratégias para cada paciente, buscando sempre um tratamento humanizado e individualizado. A instituição conta ainda com uma excelente equipe de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia para melhor atender as pacientes com câncer de próstata.