Gestão da Qualidade

Para garantir qualidade e segurança na assistência à saúde dos pacientes, o Santa Lúcia investe em avaliação e aprimoramento contínuo dos seus processos.
A rigorosa gestão pela qualidade rendeu ao hospital o Certificado de Acreditado Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
O selo representa um importante atestado para a atuação em serviços de saúde no Brasil, pois significa que o hospital atende a elevados critérios de segurança no segmento, baseados em protocolos. Na busca pela excelência, o Santa Lúcia tem orgulho de manter o certificado, fruto de um trabalho sucessivo realizado por um time altamente dedicado e capacitado.
Outros selos importantes são a Certificação de Fixação Segura, que reconhece boas práticas no acesso vascular dos pacientes, e a Certificação Diamante em Prevenção de Lesões Cutâneas, que atesta a eficiência na aplicação do protocolo que previne as feridas na pele adquiridas em ambiente hospitalar.

Vantagens das Certificações

  • Segurança para os pacientes e profissionais
  • Gerenciamento de Risco
  • Qualidade da assistência
  • Construção de equipe e melhoria contínua
  • Útil instrumento de gerenciamento de processos
  • Critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira
  • O caminho para a conquista da assistência médico-hospitalar com maior resolutividade.

Além destas certificações, o Hospital Santa Lúcia:

  • Possui um Escritório de Qualidade implantado;
  • Participa do Programa de Educação da Joint Commission International (JCI), uma das mais importantes instituições de acreditação do mundo, presente em mais de 100 países para promover rigorosos padrões de cuidados médicos e soluções para atingir o máximo desempenho. O trabalho é realizado pelo Hospital por meio do parceiro da JCI/Brasil, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA);
  • Participa do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente, por meio do parceiro Instituto Qualisa de Gestão (IQG);
  • Desenvolve o Programa de Educação a Distância em Segurança do Paciente para os colaboradores, por meio da plataforma MedPortal;
  • Implantou o Núcleo de Segurança do Paciente, com foco no cuidado seguro e disseminação das melhores práticas assistenciais;
  • Participa do Grupo de Trabalho “Organização Assistencial” e de outros fóruns da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), por meio da plataforma de indicadores da instituição;
  • Participa de Congressos importantes na área, como o Seminário Nacional de Acreditação – JCI/Brasil e o Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde – ONA;
  • Realiza o gerenciamento de Informações Clínicas nas UTIS (Adulto e Neonatal), utilizando a Plataforma Epimed, líder no mercado de gestão de informações clínicas;
  • Possui Equipe de Qualidade multidisciplinar composta por profissionais administradores, enfermeiros e biomédicos;
  • Possui equipe com experiência em mais de 100 avaliações de Serviços de Saúde (interna e externamente), reconhecida por diversos órgãos avaliadores.

Contatos

Gestão da Qualidade: qualidade.hsl@gruposanta.com.br
Núcleo de Segurança do Paciente: segurancadopaciente.hsl@gruposanta.com.br Telefones: (61) 3445 – 0364/ 3445 – 0280