Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Lúcia Norte possui uma estrutura ampla e moderna para realizar os mais diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, como transplantes e cirurgias cardíacas e neurológicas.

O espaço dispõe de equipamentos de alta tecnologia e conta com o apoio de dezenas de profissionais, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem.

O Centro Cirúrgico fica localizado próximo à Emergência e conjugado com a Hemodinâmica, prestando assistência 24 horas aos procedimentos eletivos e de urgência que seguem protocolos para cirurgia segura. Garante atendimento contínuo, permanente e com equipe multiprofissional integrada e capacitada, com rotinas técnicas e condutas padronizadas que visam humanização, resolutividade e segurança assistencial.

Sua estrutura é composta por 10 salas, 1 ambiente com 11 leitos de salas de recuperação pós-anestésica (SRPA), 2 vestiários (feminino e masculino), 1 sala administrativa e 1 unidade satélite de distribuição da farmácia.

Os profissionais que atuam no setor são as equipes médicas cirúrgica e de anestesiologia, de Enfermagem e de higiene.

O setor é equipado para a realização de cirurgias de baixa a alta complexidade, como vascular, obstetrícia e ginecologia, cardíaca, Ortopedia e Traumatologia, Bucomaxilo, Proctologia, Cirurgia Geral, Otorrinolaringoscópica, Plástica, Neurologia e Urologia.

Ambiente Seguro

A equipe do Santa Lúcia Norte segue protocolos de conduta bem definidos para promover a segurança e a qualidade assistencial, a exemplo do Protocolo de Cirurgia Segura, que consiste na avaliação e no cuidado realizados antes, durante e após a cirurgia.

Outro item que promove a segurança na Unidade é o sistema de fornecimento de ar medicinal estéril de forma canalizada (fluxo laminar de pressão positiva), recurso que diminui o risco de infecção hospitalar. Também com este objetivo, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) realiza um rigoroso trabalho de prevenção e controle de infecções, sempre seguindo as normas de segurança regulamentadas pela Anvisa.

Apoio à Vida

Em casos de cirurgias de grande porte, o Santa Lúcia Norte ainda oferece excelência em terapia intensiva para dar suporte à vida e ao tratamento ao paciente. Nas UTIs, há monitorização das funções do organismo 24 horas e o apoio das equipes médicas e de Enfermagem especializadas no tratamento oncológico, neurointensivo, cirúrgico, cardiológico, de trauma e pediátrico.

Para aumentar ainda mais a segurança de todos os pacientes, os profissionais do Santa Lúcia Norte seguem rigorosos protocolos de cirurgia segura.