Voltar
Compartilhe:
18 de October de 2019

Psoríase eleva risco de desenvolver doenças cardiovasculares

Um estudo realizado pela University of California, nos Estados Unidos, e publicado pelo American Journal of Cardiology revelou que pessoas que vivem com psoríase estão mais sujeitas a desenvolver problemas cardiovasculares porque são mais propensas a terem suas artérias bloqueadas.

A pesquisa analisou dados de 9.500 pacientes que fizeram um exame chamado angiografia coronária e os dividiu em pacientes com e sem psoríase. Os resultados apontaram que 84% dos pacientes com a doença tiveram problemas arteriais coronarianos, contra 75% daqueles sem psoríase. Também se descobriu que o risco de ter problemas de coração era maior para os que sofriam de psoríase há mais tempo.

Já um estudo dinamarquês publicado pelo European Heart Journal revelou que pessoas diagnosticadas com psoríase têm quase três vezes mais chances de sofrer um acidente vascular encefálico (AVE) e de apresentar ritmos cardíacos anormais do que quem não tem a doença.

Para esclarecer a relação entre a psoríase e os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, convidamos o cardiologista do Hospital Santa Lúcia, Lázaro Miranda.

1– Qual a relação entre psoríase e a saúde cardiovascular?

Em geral, lesões dermatológicas como a psoríase representam, para um bom clínico, o “coração à flor da pele”. Doença crônica que provoca inflamações na pele, a psoríase também pode inflamar outras partes do organismo, como cavidades articulares (artrite psoriásica). Por isso, ela pode comprometer a saúde dos vasos sanguíneos, assim como favorecer a aterosclerose (formação de placas de gordura no interior das artérias). Ao agredir a saúde do endotélio – camada celular que reveste o interior dos vasos sanguíneos e linfáticos – a psoríase pode provocar problemas no coração e outros, como o acidente vascular cerebral (AVC).

2 – Caso o indivíduo tenha psoríase e outras doenças, como diabetes e hipertensão, o risco de problemas cardiovasculares é ainda maior?

Há estudos bem conduzidos e até metanálises (Annals of the Rheumatic Diseases) que evidenciam que a artrite psoriásica é um fator de risco individual que eleva esse risco em até 34%. Dentro do contexto de risco cardiovascular global, ela potencializa os danos causados pelos chamados grandes fatores de risco: hipertensão arterial sistêmica, colesterol alterado, diabetes e tabagismo. Quanto mais tempo de artrite psoriásica, maior é o risco de doenças cardiovasculares.

3 – Como devem ser avaliados pelo profissional de Cardiologia os pacientes que vivem com psoríase?

Nestes casos, o cardiologista precisa fazer a estratificação do risco cardiovascular global mediante uma avaliação clínica detalhada e completa, por meio de exames laboratoriais e métodos gráficos em repouso e durante o esforço. Se já houver formação de placas de gordura, o profissional conduzirá seu tratamento sempre em parceria com o colega dermatologista.

4 – Como o Santa Lúcia está preparado para este atendimento?

O Hospital Santa Lúcia possui um parque tecnológico de ponta nesta área e um corpo clínico de renomados profissionais, que atuam balizados por protocolos nacionais e internacionais devidamente atualizados. Nossa estrutura de Emergência, Cardiologia, UTI Cardiológica e Hemodinâmica está à disposição dos pacientes 24 horas por dia, com stand by da cirurgia cardíaca e equipamentos de última geração.