Voltar
Compartilhe:
28 de December de 2022

Você sabe o que é Sarcopenia?

A expressão pode ser estranha, mas a condição é comum. Sarcopenia é um processo que faz parte do envelhecimento e diz respeito à perda de massa muscular. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros convivem com a sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, podendo chegar a 46% após os 80 anos.

A doença pode ser causada por alterações hormonais e fisiológicas, e doenças comuns da velhice, mas o sedentarismo e a má alimentação também são fatores de risco.

Os primeiros sintomas da #sarcopenia podem ser: Dificuldade em realizar atividades físicas comuns (subir escadas, carregar compras), desequilíbrio em terrenos desnivelados e quedas constantes. Já a prevenção é feita com exercícios físicos e dieta com ingestão de proteína – ambos orientados por profissionais.

O diagnóstico correto da doença é feito geralmente por um médico clínico geral ou por um geriatra e, para isso, Hospital Santa Lúcia oferece um serviço integrado de assistência ao idoso com o programa Cuidar+. Para mais informações ligue (61) 3205-8789.