Voltar
Compartilhe:
09 de July de 2019

Acompanhamento médico é fundamental para praticar corrida

As corridas de rua estão em alta e todo mundo conhece alguém que começou ou quer começar a correr como forma de se exercitar. A prática traz muitos benefícios, mas é preciso também uma série de cuidados para evitar possíveis problemas provocados pelo esforço e impacto do esporte.

Para saber mais sobre o assunto, conversamos com o ortopedista do Hospital Santa Lúcia, Dr. Leônidas Bomfim, que falou sobre o que você deve considerar antes de sair correndo por aí,

1. Quais são os benefícios da corrida para o corpo?

A corrida traz muitos benefícios como a tonificação da musculatura e o ganho de resistência muscular. Além disso, influencia a saúde em geral com a melhora do humor e da qualidade do sono, previne a osteoporose e auxilia o controle do peso. Em outras palavras, correr aumenta a longevidade com qualidade de vida.

2) Que preparação uma pessoa deve fazer para começar a correr?

Para um paciente que nunca fez atividade física ou está parado há muito tempo, o ideal é realizar o fortalecimento muscular para que evitar lesões, e escolher roupas e tênis adequados para a prática de atividade física.

3) Existem exames médicos que devem ser realizados para quem deseja começar a correr? Quais?

O ideal é consultar um médico. A depender de cada caso, o profissional solicitará um check-up para avaliar se o paciente apresenta alguma restrição à prática esportiva ou se possui algum problema de saúde desconhecido pelo paciente. Exames de sangue, eletrocardiograma e teste ergométrico são alguns dos solicitados.

4) Que cuidados a pessoa deve ter antes de sair para a corrida?

O ideal é ingerir alimentos ricos em carboidratos que sejam absorvidos lentamente pelo organismo, o que faz com que se reduza o risco de hipoglicemia durante a corrida. Evitar alimentos de difícil digestão antes do treino também é importante. O ideal seria ingerir frutas cerca de 10 a 15 minutos antes da prática.

5) Após completada a corrida, que cuidados devem ser tomados?

Depois da corrida ou treino é importante fazer alongamentos para ajudar a evitar lesões. A reidratação do corpo com água de coco, por exemplo, e uma alimentação leve ajudam a repor as perdas de nutrientes.

6) Qualquer pessoa pode praticar a corrida?

É um mito dizer que todo mundo pode praticar corrida. Qualquer atividade física realizada sem uma orientação adequada pode trazer sérios problemas à saúde.