Voltar
Compartilhe:
26 de December de 2019

#AnoNovo: ser otimista ajuda você a evitar problemas no coração

Ser otimista faz bem ao coração. É o que revela um estudo realizado em Nova Iorque e publicado recentemente pelo periódico científico JAMA Network Open. Segundo a pesquisa, que analisou dados de 15 estudos dos quais participaram quase 230 mil pessoas dos Estados Unidos, Europa, Israel e Austrália, as pessoas que se identificam como otimistas têm cerca de um terço a menos de chance de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

Dez dos estudos analisados exploraram a ligação entre o otimismo e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares ou morte por conta de alguma doença cardíaca. Nove deles envolviam dados sobre óbitos de qualquer causa. Todos os estudos foram publicados entre 2001 e 2017 e seguiram os participantes por um espaço de tempo entre 2 e 40 anos.

Em todos eles os pacientes foram avaliados de acordo com escalas psicológicas e tiveram sua saúde geral aferida pelos médicos. A análise revelou que os mais otimistas tinham 35% menos risco de sofrer algum problema cardiovascular e chances 14% menores de uma morte prematura por qualquer causa.

Para comentar o assunto, convidamos o médico cardiologista do Hospital Santa Lúcia, Frederico Abreu. Leia a entrevista a seguir e compartilhe conhecimento.

1 – Qual a relação entre ser otimista e estar propenso a ter uma saúde melhor?

O otimismo é sempre uma excelente arma contra as várias doenças que acometem o organismo. Principalmente quando associado a hábitos de vida saudáveis, como alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos, o otimismo tende a ampliar essas sensações de bem-estar e a aumentar os níveis de serotonina e endorfinas. Isso melhora nossa imunidade e amplia os benefícios da atividade física e da dieta balanceada para a prevenção de doenças, principalmente as cardiovasculares.

2 – Que doenças cardiovasculares podem ser mais diretamente impactadas por um comportamento otimista?

O infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral e as doenças da aorta relacionadas à hipertensão e à aterosclerose (dissecção aguda da aorta, aneurisma de aorta).

3 – Apesar de uma atitude otimista não ser garantia de saúde cardiovascular, ela impacta situações que poderiam provocar doenças cardiovasculares, como o estresse De que forma?

Impacta, sim. Atitudes otimistas, positivas, tendem a diminuir o estresse, que está relacionado a níveis mais elevados de pressão arterial, alimentação inadequada e sedentarismo, todos fatores relacionados a um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Por isso, tudo que contribui para diminuir o estresse, a depressão e o negativismo contribui para uma postura positiva que quebra este ciclo de atitudes maléficas ao nosso corpo.