Voltar
Compartilhe:
27 de March de 2017

Atendimento rápido e preciso salva vidas e reduz sequelas em pacientes com AVC

O diagnóstico rápido e preciso do acidente vascular cerebral (AVC), assim como a adoção de todas as medidas necessárias para o seu tratamento imediato, podem ser decisivos para salvar a vida do paciente e minimizar as sequelas da doença para a sua saúde. Foi o que aconteceu há cerca de 10 dias, quando um homem jovem, de 36 anos, chegou à emergência do Hospital Santa Lúcia com alterações na fala e paralisia do lado direito do corpo.

 

Rapidamente, toda a equipe responsável pelo diagnóstico e tratamento do AVC foi acionada para atendê-lo com agilidade. “Graças ao protocolo de atendimento a pacientes com AVC, desenvolvido por nossos especialistas há cerca de 3 anos e constantemente atualizado, o time de profissionais agiu de forma coordenada e, em apenas 40 minutos, realizou todos os procedimentos necessários”, explica o médico neurologista do Hospital Santa Lúcia, Cláudio Carneiro.

 

No intervalo de tempo mencionado pelo especialista, o paciente foi avaliado por um neurologista, submetido a todos os exames complementares indicados — tomografia e ressonância de crânio, além de exames laboratoriais — e encaminhado para o procedimento hemodinâmico que desobstruiu sua carótida, vaso sanguíneo responsável por levar sangue rico em oxigênio para o cérebro.

 

“O AVC era extenso e desobstrução mecânica do vaso proporcionou uma redução significativa da área lesada. No momento, o paciente já anda e começa a falar com os familiares”, revela o neurologista. “Isso só foi possível porque o paciente procurou o serviço imediatamente e a equipe da Clínica Médica e Pronto-Socorro já está treinada para reconhecer os sintomas compatíveis com o AVC”, acrescenta.

 

Segundo o médico, o protocolo de AVC utilizado no Hospital Santa Lúcia é revisado continuamente. “Todas as vezes em que situações atípicas ou não abrangidas pelo protocolo ocorrem, nós o readequamos à nova realidade. Além disso, os médicos e a equipe de Enfermagem do Pronto-Socorro passam por capacitações e atualizações regulares”, destaca.

 

TEMPO É FUNDAMENTAL – O acidente vascular encefálico ou cerebral (AVC) ocorre quando há interrupção do fluxo sanguíneo nos vasos cerebrais por entupimento (AVC isquêmico) ou o rompimento de algum desses vasos (AVC hemorrágico). Qualquer uma dessas duas ocorrências provoca lesão da área cerebral afetada.

 

Todavia, quando o paciente com AVC isquêmico consegue chegar em até 4 horas e meia do início dos sintomas a um serviço de saúde capacitado para atendê-lo, é possível avaliar a possibilidade de realizar tratamento clínico (trombólise endovenosa) e/ ou cirúrgico (trombectomia mecânica) para liberar o fluxo de sangue novamente.

 

Essa atuação rápida reduz significativamente as sequelas da doença. Após esse período de tempo, o tratamento geralmente realizado é de suporte e reabilitação. Já o AVC do tipo hemorrágico deve ser prontamente identificado para avaliação de indicação neurocirúrgica.

 

O QUE FAZER – Ao perceber sinais e sintomas como a repentina perda de força em um lado do corpo e boca torta e/ou dificuldade para falar, o paciente deve procurar imediatamente um serviço de saúde especializado.

 

“No Hospital Santa Lúcia, os pacientes podem contar com uma equipe de profissionais altamente especializados e treinados constantemente, aliada a equipamentos modernos e infraestrutura adequada, desde a Emergência até áreas como a Radiologia, UTI e Hemodinâmica. Neurologistas, neurorradiologistas e hemodinamicistas estão prontos para oferecer a melhor assistência à saúde possível, de forma rápida, segura e integrada”, resume Cláudio Carneiro.

 

EVITE OS FATORES DE RISCO – Além de fatores como a genética, a ocorrência do AVC está intimamente relacionada ao estilo de vida do paciente. Manter a pressão arterial e o diabetes sob controle e evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo e a obesidade são algumas das principais recomendações médicas.

 

Para isso, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável, natural, rica em nutrientes, fibras e vegetais e pobre em gordura, açúcar, sal e produtos industrializados são atitudes essenciais.