Voltar
Compartilhe:
18 de May de 2022

Atividade física pode ser realizada durante o tratamento oncológico?

Muitos questionamentos surgem no decorrer do tratamento oncológico, como a prática de exercícios. Afinal, o que é permitido fazer durante a quimio ou radioterapia?

Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, até 90% dos pacientes em tratamento são afetados por cansaço extremo, o que resulta na diminuição significativa dos movimentos e, consequentemente, das atividades físicas.

Ao contrário do que se pensa, a prática de exercícios é importante para pacientes oncológicos. Atividade estimula a produção de endorfina, gerando sensação de bem-estar, além de evitar a atrofia muscular ao final do tratamento.

“Em geral, os pacientes relatam que, no início, ficam desanimados, mas a partir do momento em que a atividade entra na rotina, há melhora na disposição, diminuição da fadiga e até das queixas relacionadas à quimioterapia”, explica a Dra. Adriana Castelo, oncologista do Hospital Santa Lúcia Sul. “Pode, ainda, diminuir náuseas, melhorar o humor e a autoestima. Ou seja, o exercício durante o tratamento tem vários benefícios”.

Mas atenção: a atividade não deve ser intensa. A dica é não se esforçar demais e descansar corretamente, sempre seguindo as orientações do seu médico.