Voltar
Compartilhe:
14 de May de 2019

Bebê saudável, mamãe feliz: dicas para amamentar seu filho com tranquilidade

A amamentação é essencial para a vida e para o desenvolvimento saudável de todos os bebês, especialmente os internados na UTI Neonatal e que não podem ser amamentados pela própria mãe. Por isso, além de alimentar seu próprio filho, doar leite é um ato de amor que salva vidas.

“O leite materno é um alimento completo porque contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas e todas as substâncias necessárias ao desenvolvimento do bebê, além de protegê-lo contra infecções. Para prematuros e os com defesas imunológicas mais frágeis, a ingestão é ainda mais importante”, explica Sheila Figueiredo, coordenadora de Enfermagem Materno-Infantil do Hospital Santa Lúcia.

De acordo com ela, o bebê deve ser amamentado todas as vezes que desejar e até que a mãe sinta o peito vazio ou murcho. Só então ela deve oferecer a outra mama.

A recomendação pode ser explicada de forma simples. “As mulheres produzem ‘dois tipos de leite’: o que se concentra no fundo da mama, abundante em nutrientes e capaz de estimular o ganho de peso e o crescimento do bebê; e o localizado mais na parte da frente, rico principalmente em água. Por isso, não é necessário oferecer água à criança que é amamentada até o sexto mês de vida”, acrescenta.

Segundo ela, muitas mães reclamam que seus filhos choram o tempo todo, que querem mamar a toda hora e que o leite produzido é fraco, o que levaria a criança a sentir fome. Todavia, ela explica que o leite não é fraco e o bebê sente fome porque o alimento é rapidamente digerido.

DICAS PARA AMAMENTAR
Veja algumas dicas para amamentar de forma segura e tranquila:
1. Mantenha uma alimentação balanceada, ingerindo alimentos frescos como verduras, cereais e frutas. Beba bastante líquido, especialmente água.
2. Evite comidas alergênicas ou pesadas, como leite de vaca, amendoim, café, refrigerantes e chá preto, para não provocar alergias ou cólicas intestinais na criança.
3. Não complemente a alimentação do bebê sem orientação médica, para evitar que ele recuse o peito ou tenha reações inesperadas.
4. Na hora de amamentar, procure uma posição confortável para você e para o bebê, de modo que a cabeça e tronco do recém-nascido estejam alinhados.
5. Evite mudar o peito durante a mamada, para que haja tempo de o bebê ingerir o chamado leite posterior, mais rico em nutrientes e gorduras.

COMO DOAR
Para ser doadora, a mulher precisa produzir um volume de leite além da necessidade do seu bebê, ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar o excedente.
“A nutriz interessada pode entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Santa Lúcia pelo telefone (61) 3445-0319 e realizar um cadastro para que nossa equipe faça a triagem, além de encaminhar a cópia do cartão de pré-natal”, informa a supervisora.

O Banco de Leite do Hospital envia para a residência da doadora o kit de coleta, contendo máscara, gorro, etiquetas e pote esterilizado. O leite deve ser identificado e conservado no congelador por até 15 dias. O Santa Lúcia realiza a coleta de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.