Voltar
Compartilhe:
11 de April de 2018

Bebidas energéticas podem causar problemas no coração

O consumo excessivo de energéticos afeta o coração e pode provocar problemas importantes, como a angina (sensação de aperto, pressão, peso ou dor no peito) e a arritmia cardíaca (alteração no ritmo das batidas do coração).

Segundo o cardiologista do Hospital Santa Lúcia, Fausto Stauffer, elas ocorrem por conta da grande quantidade de cafeína presente nos energéticos. Essas bebidas contêm até 35 mg de cafeína a cada 100 ml e, a depender da quantidade ingerida, seus efeitos podem ser mais graves.

Doses de até 2 mg de cafeína por quilo corporal provocam estado de vigília, diminuição da sonolência, alívio da fadiga e aumento da respiração, da frequência cardíaca, da produção de urina e do metabolismo. Já dosagens altas, como de 15 mg por quilo, podem gerar nervosismo, insônia, tremores e desidratação.

“A cafeína em excesso estimula a aceleração do coração e, em alguns casos, o espasmo de suas artérias. Isso pode levar até mesmo a consequências fatais, especialmente quando o energético está combinado com misturas alcoólicas ou outras bebidas que têm mesmo propósito”, explica Stauffer.

Existe ainda a hipótese de que, sob efeito de energético, o indivíduo prolongue o tempo de consumo de álcool e aumente esta quantidade, porque o estimulante diminui a percepção sobre a hora de parar de beber. Em excesso, a bebida alcoólica por si também pode provocar problemas cardiovasculares.

TRABALHAR E PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA – O funcionamento do coração depende de um sistema elétrico próprio, responsável pelo ritmo cardíaco e pelo estímulo da atividade mecânica para cada situação fisiológica.

Em repouso e durante o sono, o corpo necessita de menos circulação de oxigênio e, por isso, a frequência cardíaca é baixa, ficando às vezes abaixo de 50 batimentos por minuto. Já quando em atividade normal ou praticando exercícios, o tecido muscular necessita de muito mais oxigênio e a frequência cardíaca aumenta.

Rotineiramente, muitas pessoas utilizam energético para trabalhar e até mesmo praticar atividades físicas, mas isso pode ser muito perigoso. “Os energéticos não devem ser consumidos antes e nem durante atividades físicas, pois podem aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, gerando inclusive arritmias. Todo cuidado é pouco”, finaliza o médico.