Voltar
Compartilhe:
05 de April de 2018

Cardiologia integrada 24h qualifica atendimento no gama e região

Em funcionamento 24 horas por dia desde abril deste ano, a Cardiologia Integrada do Hospital Maria Auxiliadora (HMA) se transformou na referência local em atendimento a pacientes com problemas cardiovasculares — de urgência ou não — para todo o Gama e regiões vizinhas no Distrito Federal.

O Heart Team do HMA é composto por um grupo de médicos cardiologistas com pelo menos quatro anos de experiência em residência médica e títulos de especialistas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

“Nosso time de cardiointensivistas, hemodinamicistas, ecocardiografistas, arritmologistas, marcapassistas e especialistas em insuficiência cardíaca nos possibilita oferecer aos pacientes o mais completo atendimento para as doenças cardiovasculares das mais diversas naturezas e complexidades”, explica o coordenador da Cardiologia Integrada 24h do Hospital Maria Auxiliadora, Mohammed Nasser.

Ele explica como os investimentos realizados pelo Grupo Santa em infraestrutura e aquisição dos mais modernos equipamentos qualificaram e possibilitaram a expansão do atendimento ofertado pelo HMA. “Temos um setor de Hemodinâmica (área da Medicina que cuida da saúde dos vasos sanguíneos) onde os pacientes com infarto agudo do miocárdio são atendidos rapidamente durante 24 horas por dia por médicos experientes e onde realizamos todos os procedimentos eletivos em adultos ou crianças com doenças congênitas com indicação de tratamento percutâneo”, detalha.

“Nossa infraestrutura também permite a realização de todos os procedimentos invasivos da área de Eletrofisiologia (estudo das propriedades elétricas em células e tecidos) e o implante dos diferentes dispositivos de estimulação cardíaca, como marca-passos e o cardioversor desfibrilador implantável (CDI)”, acrescenta o especialista.

TECNOLOGIA
A Cardiologia Integrada do HMA oferece serviços e exames essenciais a pacientes cardiovasculares, como:

Ecocardiografia
Avalia a estrutura e funcionamento cardíaco através de ondas sonoras de alta frequência.

Holter 24h
Monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração durante 24 horas.

Mapa
Monitorização ambulatorial da pressão arterial 24 horas que realiza medições automáticas e sucessivas da pressão arterial.

Angiotomografia das artérias coronárias
Exame de imagem não invasivo para visualizar em 3D se há resíduos depositados nas paredes das artérias do coração, além de malformações vasculares.

Angiotomografia de aortas (abdominal e torácica)
Tomografia computadorizada com uso de radiação para investigar doenças como estenoses, aneurismas e dissecções.

Ecodoppler das artérias e veias dos membros
Ondas de ultrassom para analisar o fluxo de sangue nos vasos e diagnosticar e estadiar a aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias).