Voltar
Compartilhe:
13 de September de 2019

Cardioncologia: você sabia que é possível ter câncer no coração?

Infarto, angina, arritmia, miocardite. A lista de doenças do coração é grande e responsável por boa parte das mortes de adultos e idosos em todo o mundo. Mas você sabia que é possível ter câncer no coração?

Segundo Caio Simões Souza, cardiologista do Hospital Santa Lúcia Sul, tumor cardíaco é extremamente raro e, quando ocorre, costuma estar presente em pacientes idosos. Para se ter uma ideia do quão baixa é a sua incidência, ele é detectado em 0,002 a 0,03% dos pacientes em autópsias.

“Tumores malignos que começam no coração são muito raros. Os metastáticos são mais comuns, ou seja, eles acontecem porque se iniciam em outros órgãos, como pele, pulmão, mama e esôfago, e acabam atingindo o coração”, revela o médico.

De acordo com Simões, não há sintomas específicos. “Podem ocorrer dispneia, dor torácica, arritmias, perda de peso, redução do apetite, todos sinais que podem ser confundidos com outras doenças, como insuficiência cardíaca e câncer de pulmão”, explica.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO – Para o diagnóstico, o ecocardiograma torácico é o exame utilizado para avaliar a localização do tumor. Se persistirem dúvidas, podem ser utilizados exames mais precisos – ecocardiograma transesofágico, ressonância cardíaca (o exame padrão ouro para investigação de tumor cardíaco) ou PET Scan. O diagnóstico definitivo é realizado com biópsia.

Se a origem do tumor é metastática, a abordagem se baseia principalmente no tratamento quimioterápico do câncer original. “Já no caso de o câncer ter começado no coração, o tratamento pode envolver cirurgia para extirpar o tumor associada a quimioterapia e radioterapia. Em geral, o prognóstico é reservado e a sobrevida, reduzida”, ressalva Caio Souza.

ATENDIMENTO – O Hospital Santa Lúcia disponibiliza todos os exames necessários para o diagnóstico do câncer no coração e conta com equipamentos de última geração, além de equipes altamente capacitadas e integradas na Cardiologia 24 Horas e Oncologia para o correto diagnóstico e tratamento da doença.