Voltar
Compartilhe:
09 de February de 2018

Carnaval: cuide da sua saúde e não pare na Emergência

Intoxicação alcoólica, gastroenterite aguda (diarreia), infecções de vias aéreas superiores, desidratação e insolação. Essas são as principais ocorrências que chegam até a Emergência do Hospital Santa Lúcia Sul todos os anos durante o Carnaval, momento em que os foliões quebram a rotina geral de forma drástica e por um período longo.

Segundo o coordenador geral da Emergência do Hospital Santa Lúcia Sul (HSLS), Luciano Lourenço, médico especialista em medicina intensiva, a principal conduta para evitar transtornos à saúde é respeitar as necessidades básicas do organismo: hidratação, nutrição e, principalmente, descanso.

“O esforço físico, a reposição hídrica diminuída, a alimentação feita na rua com pouca higiene, o ar compartilhado com a multidão, a exposição ao sol e as poucas horas de sono associadas à ingestão do álcool são, juntos, um poderoso provocador de reações patológicas ao organismo”, afirma.

ATENDIMENTO EMERGENCIAL – De acordo com o coordenador, o HSLS tem em sua Emergência adulta uma equipe especializada e clínico geral, cirurgião geral, ortopedista, ginecologista e cardiologista presentes 24 horas. Profissionais de outras especialidades podem ser acionados, a depender do caso, para avaliar o paciente e definir a melhor conduta.

“Esse time trabalha em uma infraestrutura robusta, que inclui a chamada Sala Vermelha, onde os pacientes graves são recebidos e atendidos imediatamente. Temos um fluxo inteligente, com triagem por criticidade, que diminui o tempo de início do atendimento pelo médico, aplicação da medicação e exames. Também contamos com o que há de melhor em tecnologia de exames laboratoriais e de imagem”, completa ele.

SALA VERMELHA – A Sala Vermelha é um centro de atendimento ao paciente grave extremamente complexo e interligado com todos os departamentos do sistema hospitalar. Nela, a meta é estabilizar, realizar o diagnóstico e instituir o tratamento de cada paciente utilizando os protocolos desenvolvidos pelas equipes especializadas.

Confira o vídeo: