Voltar
Compartilhe:
21 de July de 2013

Como é realizada a coleta para o transplante autólogo de medula óssea?

No caso do transplante autólogo, ou autotransplante, o procedimento mais utilizado para a coleta de células progenitoras hematopoiéticas (células-tronco) é pelo sangue periférico do paciente. Neste processo, o sangue passa por uma máquina de aférese, capaz de separar o grupo de células-tronco das demais. Para isso, o paciente recebe uma medicação que induz o grupo de células específico a migrar do interior da medula óssea para o sangue periférico. Depois de colhidas, as células são preservadas vivas, através de congelamento, até o momento da infusão. O procedimento de aférese dura em torno de três a quatro horas, sendo que a coleta pode ser feita mais de uma vez, até se atingir o número mínimo de células progenitoras para a realização de um transplante seguro.

 

 

O Hospital Santa Lúcia realiza todas as etapas que envolvem esse tipo de transplante: coleta da medula, congelamento e guarda desse material, processamento e transfusão. A equipe envolvida é formada por hematologistas, hemoterapeutas, biólogos e biomédicos do Santa Lúcia e do banco de sangue do Hospital, e profissionais treinados das áreas de terapia intensiva e enfermagem. O Hospital conta, ainda, com UTI especializada, importante para isolar o paciente transplantado, que apresenta baixa imunidade, durante e após a realização do procedimento. O transplante autólogo de medula óssea é importante no tratamento de pacientes com leucemia, linfoma e mieloma múltiplo. 

 

Dr. Rodolfo Kameo

Hematologista

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.