Voltar
Compartilhe:
24 de October de 2019

Como o susto e o estresse podem afetar a saúde do coração?

É possível “morrer de susto”? A expressão popular comumente usada para mostrar a intensidade da reação que sentimos ao levarmos um susto tem mesmo fundamento? O coordenador da Cardiologia dos hospitais do Grupo Santa – Santa Lúcia Sul, Santa Lúcia Norte e Maria Auxiliadora (Gama) –, o médico cardiologista Frederico Abreu, respondeu algumas perguntas sobre o assunto.

1. O susto pode afetar a saúde do coração?
O susto por si só, não. Em toda situação de stress, e o susto é uma delas, liberamos no organismo várias substâncias estimulantes que levam ao aumento transitório da frequência cardíaca e da pressão arterial. Em pessoas saudáveis apresenta-se uma sensação desconfortável e incômoda após o susto, mas dificilmente ocorrerão transtornos maiores.
Já nas pessoas com problemas no coração como arritmias, obstrução nas artérias, insuficiência cardíaca e problemas nas válvulas, o susto pode potencializar ou desencadear uma descompensação da condição prévia existente e levar o paciente a picos hipertensivos, arritmias, dor no peito (angina) ou até mesmo infarto agudo do miocárdio.

2. Pacientes com hipertensão ou outros problemas no coração podem infartar ao levar um susto?
Sim, exatamente por já apresentar hipertensão, que é um dos fatores de risco importantes para aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias), o indivíduo pode ser portador de lesões obstrutivas nas artérias do coração sem saber.
Se até então essas lesões eram assintomáticas, quando do susto o infarto agudo do miocárdio pode ocorrer pelo stress súbito, com aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e até pela possibilidade de espasmo nas regiões onde existam placas obstrutivas nas coronárias.

3. Como agir em situações como essas?
Se a pessoa já tem problemas de coração e, ao levar um susto, apresenta sintomas como palpitações, taquicardia, dor no peito ou falta de ar, ela deve procurar o atendimento emergencial de um cardiologista imediatamente, de preferência em um hospital com protocolo de dor torácica para agilizar o atendimento, como é o caso do Hospital Santa Lúcia.

4. E que cuidados regulares o indivíduo precisa ter com sua saúde cardíaca?
Como existem pessoas que têm problemas de coração mas não sabem, são recomendadas consultas periódicas com o cardiologista para investigar a saúde cardiovascular e afastar possíveis condições clínicas graves e fatores de risco importantes, como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade, sedentarismo, alimentação inapropriada e tabagismo, todos importantes para a instalação de doenças no futuro.