Voltar
Compartilhe:
07 de October de 2012

Como prevenir doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares são um conjunto de distúrbios que atingem principalmente o sistema nervoso central e o coração, dentre os quais podemos citar o acidente vascular encefálico e o infarto agudo do miocárdio. Cerca de 80% dos casos de doença cardiovascular podem ser evitados com medidas preventivas. Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial, o tabagismo e os índices de colesterol e triglicerídeo elevados, o diabetes e o sedentarismo.

 

A prevenção se baseia na mudança da rotina do indivíduo, eliminando os fatores de risco. Para isso, a prática da atividade física aliada à alimentação saudável é essencial para controlar as taxas de colesterol e triglicerídeos. Os exercícios físicos também auxiliam no controle do peso (combate a obesidade), melhorando a pressão arterial (ajudam no relaxamento das artérias), além de tornar mais eficiente a metabolização da glicose no organismo (diabetes).

 

O tabagismo é, no mundo, a segunda maior causa de doenças cardiovasculares. Esse hábito potencializa o surgimento de arteriosclerose (endurecimento e espessamento da parede das artérias e veias) e da fragilização do endotélio (tecido que reveste os vasos sanguíneos), o que permite que os lipídios (gordura) se acumulem nos vasos formando a placa de ateroma (principal fator para AVEs e infartos).

 

O Hospital Santa Lúcia é referência em Cardiologia no Centro-Oeste. Possui centro cardiológico integrado em todos os setores do Hospital, com Emergência 24 horas, Internação, UTI especializada, Centro Cirúrgico estruturado para procedimentos de alta complexidade, Hemodinâmica, além de Medicina Diagnóstica e Nuclear. 

 

Dr. Fausto Stauffer – CRM-DF 16281
Cardiologista 

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.