Voltar
Compartilhe:
20 de February de 2020

Conheça os principais cuidados para evitar a contaminação por IST no Carnaval

A chegada do Carnaval é sempre um período importante de alerta para a prevenção das IST, como são chamadas as infecções sexualmente transmissíveis. Causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada.

Mais incomum, a transmissão das IST também pode ocorrer por meio não sexual, através do contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o HIV cresce mais entre os jovens brasileiros. A maioria dos casos de infecção pelo vírus no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos (52,7%). Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada dia há mais de 1 milhão de novos casos de IST curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos. Isso equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais de quatro infecções – clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis.

Para falar sobre como prevenir as IST no período carnavalesco, convidamos a infectologista do Hospital Santa Lúcia, Marli Sartori. Leia a entrevista, previna-se e compartilhe conhecimento.

1. As infecções por IST aumentam no Carnaval?

O índice de infecções sexualmente transmissíveis aumenta durante o Carnaval justamente porque se trata de um momento de festa em que as pessoas estão bebendo, curtindo e muitas vezes esquecem da prevenção.

2. Os jovens são o público sob maior risco?

Os jovens são o público sob maior risco principalmente de contração do HIV, porque eles não viveram a era da epidemia do vírus, em que muitos morriam por falta de tratamento adequado. Por isso, é fundamental usar a camisinha, método mais útil e eficaz de que dispomos hoje.

3. Há risco de transmissão de IST por meio do compartilhamento de roupas íntimas?

Compartilhar roupas íntimas não é muito higiênico porque ali pode haver secreções. Em alguns casos, é possível até que esse compartilhamento facilite a transmissão de IST. É raro, mas pode acontecer, especialmente se houver secreções genitais ou sangue. O ideal é não compartilhar. Mas se isso acontecer, que a roupa seja lavada de forma adequada, para minimizar o risco.

4. Existe risco em usar banheiros públicos?

O uso de banheiros públicos, principalmente em festas com grande aglomerado de pessoas, pode ser feito com cuidado, usando proteções que são vendidas em farmácias e supermercados para evitar ao máximo o contato direto com a superfície do assento.