Voltar
Compartilhe:
24 de September de 2020

CRB: Vantagens da densitometria óssea por dupla emissão de raio x/DEXA

Além de auxiliar no diagnóstico de várias doenças, o exame permite avaliação da composição corporal em atletas e esportistas e auxilia em programas de emagrecimento

Conheça o equipamento de densitometria óssea por dupla emissão de raio x/DEXA do Centro Radiológico de Brasília, que integra o Hospital Santa Lúcia. Mais avançado da categoria, o aparelho realiza exames de imagem de precisão, que permitem avaliar minuciosamente os índices de massa óssea, muscular, gordura e água do corpo inteiro. Originalmente desenvolvido para medir a densidade mineral óssea, DEXA tornou-se reconhecido por sua capacidade de precisão para medir a composição corporal total.

“A avaliação da composição corporal é muito importante para conhecer os níveis de gordura corporal e massa muscular do paciente, com indicação dos locais do corpo com possível estocagem destes elementos. Considerado padrão ouro, o equipamento usa técnica de análise da composição corporal em nível molecular, proporcionando quantificação de gordura e massa magra e conteúdo mineral ósseo”, explica o médico radiologista do Hospital Santa Lúcia, Dr. Gustavo Souza.

A densitometria óssea por DEXA faz análises transversas de todo o corpo, em intervalos de 1 cm, da cabeça aos pés, fornecendo informações preciosas que podem ter múltiplas utilizações, seja para o diagnóstico de doenças, seja para avaliação da performance de atletas, ou para a prescrição de dietas alimentares e indicação de tratamentos para redução de peso.

O exame pode ser indicado para pacientes que apresentem desequilíbrios nas massas gordurosas, magras ou ósseas, como anorexia, obesidade, pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, pacientes que receberam ou recebem quimioterapia e portadores de doenças crônicas como osteoporose, diabetes e hipertensão arterial. Os dados fornecidos pelo equipamento são bastante úteis na prevenção e identificação de fatores de risco para doenças relacionadas a distúrbios do metabolismo e acúmulos de gordura como doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

Outra vantagem do equipamento, de acordo com o médico, é a baixa exposição à radiação e agilidade com a qual o exame é realizado. “É um exame rápido e não invasivo, com baixíssima radiação. Atualmente, o DEXA é considerado uma técnica de referência para avaliação da massa muscular e a composição corporal”, afirma Dr. Gustavo Souza.

Em atletas e esportistas, o exame pode ser utilizado para demonstrar a evolução da performance, evitando, por exemplo, a perda de massa muscular indesejada, resultante de exercícios ou atividades físicas exageradas ou inapropriadas.

Além disso, a densitometria de composição corporal pode prever o risco de alterações cardiovasculares através das informações obtidas de porcentagem de gordura em tronco, abdômen e cintura.

CRB –Inaugurado pelo Grupo Santa Lúcia em 1976, o Centro Radiológico de Brasília se destaca no mercado de exames de imagem por possuir uma ampla carteira de exames e equipamentos modernos. Confira os principais serviços oferecidos: Ecografias e Ultrassonografias Convencionais e com doppler; Ressonância Magnética1.5t para diagnósticos em todas as áreas do corpo humano; Tomografia Computadorizada Multislice de alta resolução; Densitometria Óssea por DEXA; Mamografias Digitais; Mamotomia; Biópsias; e Raios-X Digitais.

Para informações e marcação de exames, ligue ou mande mensagem para: (61) 3445-0000 | 61 99124-0034.