Voltar
Compartilhe:
26 de December de 2018

Cuidado integral com a vida

Centro de Medicina Fetal do Santa Lúcia Sul é referência em alta complexidade para bebês e gestantes

O nascimento de uma criança é um dos momentos mais importantes de qualquer família e a preparação para receber a nova vida que chega exige atenção especial. Quando a gravidez é de alto risco, ou nos casos em que alguma intercorrência pode prejudicar a saúde da futura mamãe e do bebê, contar com uma equipe multidisciplinar qualificada, atuando em uma infraestrutura moderna, com equipamentos de última geração e alta tecnologia pode fazer a diferença.

No Hospital Santa Lúcia Sul, as gestantes e seus bebês – nascidos ou não – têm à disposição uma das melhores e mais conceituadas assistências à saúde de todo o Centro-Oeste. A unidade hospitalar, a mais completa e tradicional do Distrito Federal, vem recebendo investimentos do Grupo Santa para ser referência no atendimento pediátrico de média e alta complexidades, desde o prematuro extremo até o recém-nascido que necessita de intervenção cirúrgica.

“A recém-inaugurada UTI Neonatal está equipada com as mais modernas incubadoras, ventiladores e reanimadores e conta com equipes experientes, compostas por intensivistas neonatais que trabalham há pelo menos 20 anos juntos, cirurgiões pediátricos que atuam no Hospital há muitos anos, além de uma equipe de cirurgia cardíaca de ponta e de profissionais médicos de todas as especialidades”, afirma a coordenadora da Neonatologia do Hospital Santa Lúcia Sul, Sandra Lins.

“Também é importante ressaltar que, no último ano, fortalecemos o cuidado com a gestação, parto e nascimento. Instituímos novidades como o contato pele a pele não só para os bebês de parto normal, mas também para os de parto cesariana; a possibilidade de amamentação na primeira hora de vida; e ampliamos a presença da família dos bebês internados, com mais tempo para os pais e com a visita dos avós e irmãos logo após o nascimento”, destaca a coordenadora.

DIFERENCIAIS

  •  Sala de cirurgia dentro da própria Unidade.
  • Cirurgião pediátrico disponível 24 horas.
  • Novos ventiladores mecânicos e incubadoras que também operam como unidades de cuidado intensivo abertas de calor irradiante, agilizando o atendimento, reduzindo a necessidade de locomoção e contato com o paciente e minimizando o risco de infecções.
  • Equipe especializadas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, oftalmologia e psicologia.
  • Maternidade com 30 leitos.
  • Suporte do maior Banco de Leite dentro de um hospital privado do DF.
  • Atuação integrada à Comissão de Controle de Infecções Vinculadas à Saúde.
  • Aparelhos de fototerapia que permitem redução rápida da icterícia e maior conforto.
  • Exames de imagem realizados 24 horas, na beira do leito.
  • Monitorização cerebral contínua dos bebês (para o futuro breve).

COMPROMISSO COM A VIDA – Num cenário de redução do número de leitos pediátricos em todo o país – mais de 10 mil leitos de internação em pediatria clínica foram desativados na rede pública de saúde nos últimos sete anos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria –, o Santa Lúcia Sul reafirma seu compromisso com a vida em todas as suas fases.

Na Unidade Pediátrica de Alta Complexidade, o atendimento começa pela comunicação contínua e permanente da equipe de obstetrícia com a equipe de neonatologistas para construir o atendimento perinatal, ou seja, entre as 22 semanas completas de gravidez e os 7 dias completos após o nascimento.

Após conhecer os casos clínicos de maior complexidade e a programação de nascimentos, toda a equipe multidisciplinar fica a postos para acolher o bebê e sua família com um plano terapêutico personalizado e que poderá ser modificado segundo a necessidade de cada recém-nascido. Todas as condutas seguem protocolos claros e definidos pela neonatologia mundial e atualizados permanentemente.

“É cada vez mais importante aliar os avanços terapêuticos ao cuidado com o indivíduo e sua família. Por isso, temos a presença de uma psicóloga todas as tardes, para oferecer o apoio necessário e direcionado às necessidades emocionais de cada família, e instituímos práticas como a hora do soninho para nossos bebês, em um ambiente lúdico e com o momento de terapia musical. O olhar suave e cuidadoso é um aliado da constante atualização técnica e tecnológica”, resume Sandra Lins.

CENTRO DE MEDICINA FETAL – A tecnologia disponível no Santa Lúcia Sul permite a realização de tratamentos intrauterinos de alta complexidade. Com o aparelho chamado fetoscópio é possível tratar, dentro da barriga da mulher, algumas doenças fetais que poderiam comprometer o futuro do bebê ou até mesmo provocar seu óbito.

Em casos em que a mãe possui fator Rh negativo e o feto, fator Rh positivo – situações nas quais a mulher desenvolve anticorpos contra o fator Rh fetal –, é possível fazer transfusões sanguíneas intrauterinas para que estes bebês não sofram de anemia grave que, quando não tratada, também pode ser fatal.

“Estamos capacitados ainda para diagnosticar casos de malformação de fetos inviáveis, ou seja, que não sobreviveriam após o nascimento, e proporcionar às que desejam e têm direito a interrupção legal da gestação nestas situações”, revela a obstetra Lucila Nagata, uma das coordenadoras do Centro de Medicina Fetal e de Gestação de Alto Risco. Para isso, o Hospital Santa Lúcia conta com um aparelho GE 4D Volusson, que gera imagens de altíssima resolução e é um dos melhores do mercado.

“Nossa equipe é formada por dois médicos altamente capacitados, a Dra. Danielle do Brasil e o Dr. Marcelo Filippo. A Dra. Danielle ficou mais de 3 anos na Inglaterra trabalhando com o papa da Medicina Fetal, o Dr. Kypros Nicolaides, em um dos centros que mais publica e ensina para o mundo nesta área, o King’s College”, conta, orgulhosa, a especialista.

BANCO DE LEITE

O suporte de um banco de leite é um grande diferencial para o atendimento aos bebês que utilizam a UTI Neonatal do Hospital Santa Lúcia Sul porque possibilita que a mãe amamente seu filho na primeira hora, ainda na sala de parto, e ordenhe o leite para oferecer em seguida ao seu bebê, além de acondicioná-lo conforme todas as técnicas de segurança.

A unidade também é o espaço de convivência para que as mães conversem mais sobre a amamentação e tenham o suporte de profissionais qualificados. “A amamentação é de vital importância para a melhora mais rápida dos bebês a partir da ingestão do alimento mais saudável para eles – o leite materno –, do fortalecimento do vínculo entre os recém-nascidos e suas mães e do incentivo ao aleitamento após a alta hospitalar”, detalha Sheila Almeida, enfermeira supervisora do Banco de Leite Humano do Hospital Santa Lúcia Sul.