Voltar
Compartilhe:
24 de July de 2020

Cuidar+ oferece a melhor assistência à saúde para a melhor idade

Hospitais do Santa Lúcia oferecem atendimento integral e integrado a idosos

O número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil subiu 18% entre 2012 e 2017, alcançando 30,2 milhões de indivíduos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE. Os dados apontam que, em 2060, um quarto dos brasileiros terá pelo menos 65 anos e, no mesmo ano, a proporção de idosos para jovens no Distrito Federal será a segunda maior entre as 27 unidades da Federação, com cerca de dois para um.

A população idosa está mais sujeita a problemas de saúde e precisa de cuidados especiais para superá-los e manter sua qualidade de vida. Por isso, com o programa Cuidar+, o Santa Lúcia investe na oferta de assistência e em técnicas cada vez mais apuradas, qualificadas e especializadas para essa população, incluindo o atendimento a casos de suspeita e contaminação por Covid-19.

A iniciativa tem foco na organização estratégica para oferecer assistência integral e cuidados contínuos aos pacientes a partir dos 60 anos de idade, com interação entre todos os níveis de complexidade e acionamento de equipes específicas de coordenação de cuidados para garantir atendimento individualizado e de acordo as necessidades do idoso.

“Neste momento, por causa do novo coronavírus, estamos priorizando as teleconsultas e o atendimento domiciliar. Nos casos em que o paciente deseja viver toda a experiência proporcionada pelo programa, tomamos os cuidados necessários para que isso ocorra em total segurança, com o devido distanciamento social, espaçamento de horários entre os pacientes, higienização do ambiente e equipamentos, entre outras medidas”, explica o fisioterapeuta Rafael Carvalho, gestor do programa Cuidar+.

A estrutura inclui uma ala exclusiva e assistência preventiva ambulatorial formada por uma equipe multidisciplinar de geriatras, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas, além de enfermeiras navegadoras responsáveis pela integração de todas informações sobre o paciente e o contato com as famílias.

“Atualmente contamos com mais de 400 pacientes no programa, cujo enorme diferencial é o gerenciamento do cuidado. Se o idoso adoece, ele recebe cuidados primeiro aqui e, se for preciso, é transferido para outras áreas, como o andar de internação especializado ou, em casos mais graves, a UTI geriátrica”, explica Rafael.

COMO FUNCIONA – O cuidado oferecido aos idosos é personalizado e avalia os aspectos físicos, sociais e emocionais do paciente para a escolha do melhor tratamento. O programa engloba um conjunto de estruturas nos hospitais do Santa Lúcia Sul, Santa Lúcia Norte e Maria Auxiliadora (Gama) para aumentar a segurança e o conforto do paciente idoso, qualificar o atendimento e tornar a experiência no ambiente hospitalar mais agradável. Tudo para diminuir o número de internações com doenças crônicas, assim como para melhorar a qualidade de vida pós-alta hospitalar e o manejo de comorbidades, ou seja, doenças ou problemas de saúde associados à doença principal que estejam descompensados e precisem de controle.

Na Unidade de Suporte Geriátrico, o programa prevê a vigilância rigorosa dos casos em que o paciente apresenta risco de vida ou precisa de um monitoramento mais próximo durante a internação. Com 20 leitos e equipes médica, de enfermagem e fisioterapia disponíveis 24 horas, a equipe trabalha para aumentar a segurança do paciente, minimizar o risco de iatrogenia (quando há efeitos adversos do tratamento) e manejar adequadamente os casos de delirium e agitações, tão comuns em idosos.

Já na internação na Enfermaria da Geriatria, dispomos de 40 leitos em que o geriatra e a equipe multidisciplinar fazem, diariamente, uma visita para avaliar se há condições adequadas à alta precoce e segura, assim como para acolher a família, evitar o uso prolongado de medicações sem necessidade e poupá-lo de novas internações.

Para os casos urgentes, a Sala Vermelha, na Emergência, é a porta de entrada para todo idoso instável que necessita de cuidados e vigilância intensivos enquanto aguarda definição do diagnóstico, cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Seu modelo está alinhado aos mais modernos centros médicos do mundo, com boxes individuais e estrutura semelhante a uma UTI dentro da própria Emergência, com equipe dedicada de médicos, enfermeiros e auxiliares.

Confira os diferenciais do Cuidar+:

  • Estrutura Premium de cuidados.
  • Foco no paciente.
  • Humanização do atendimento.
  • Diminuição do tempo entre exame e diagnóstico.
  • Integração digital de todas as informações sobre o paciente.
  • Agilidade na autorização e realização de exames.
  • Indicadores, qualidade da atenção e economia de custos.
  • Estímulo ao autocuidado e suporte para cuidados paliativos.
  • Acompanhamento personalizado do paciente desde o diagnóstico e em todas as fases do tratamento.
  • Concierge hospitalar e enfermeira navegadora para auxiliar na resolução de problemas.
  • Integração e especialização do atendimento ao idoso nos ambulatórios de Geriatria, Nutrologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Odontologia e Psicologia.