Voltar
Compartilhe:
19 de February de 2020

Dia do Esportista: o que os exercícios físicos fazem com seu corpo e mente?

Começo de ano, Carnaval, férias. Durante essas épocas, parece que a disposição para começar coisas novas, como praticar um esporte ou uma atividade física, aumenta. Isso é ótimo!

Mas antes de iniciar ou retomar uma rotina de exercícios, você precisa ter alguns cuidados para evitar que, em vez de benefícios, eles acabem gerando lesões, que podem ser graves, ou problemas cardiorrespiratórios, por exemplo.

Leia a entrevista que fizemos com o médico Luciano Lourenço, coordenador-geral da Emergência do Hospital Santa Lúcia (HSL), cuide de sua saúde e compartilhe conhecimento.

1 – Muitas pessoas se sentem estimuladas a iniciar ou retomar uma prática esportiva durante as férias ou o verão. Que precauções elas precisam adotar antes de iniciar uma atividade?

Quando se quer iniciar ou retomar uma atividade física, é preciso fazer uma avaliação sobre o momento de vida. Muitas vezes a pessoa passa mais de um ano sem praticar exercícios e quer voltar fazendo na mesma intensidade que realizava anteriormente. Isso é muito perigoso porque pode gerar lesões, muitas vezes irreversíveis, e acometimentos cardiológicos, principalmente o infarto.

Iniciar ou reiniciar uma atividade física é muito bem-vindo, mas é algo que precisa ser feito de forma progressiva e com avaliação cardiológica, especialmente para atividades comumente realizadas nas férias, como correr, andar de bicicleta e nadar.

Sem monitoração de um profissional, há o risco de fazer essas atividades de forma incompatível com a própria capacidade física. E se a pessoa já tem uma doença, como diabetes, hipertensão ou obesidade, histórico familiar de eventos cardiovasculares e/ ou idade superior a 40 anos, precisa de uma avaliação cardiológica prévia.

2 – Quais os primeiros efeitos dos exercícios físicos no organismo? O bem-estar é imediato? Leva algum tempo para ser sentido com mais intensidade?

A atividade física é lesiva, porque gera microlesões – e, por isso, é tão importante fazê-la de forma orientada. Para que essas microlesões se tornem positivas e sejam capazes de aumentar ou manter a saúde muscular, esquelética, venosa e cardíaca, a atividade precisa ter intensidade e progressão muito bem controladas.

Quando feita na medida adequada e de forma correta, a prática de exercícios contribui para o aumento do tônus muscular, da força e do equilíbrio; minimiza o risco de traumas nas articulações; e melhora a capacidade cardiorrespiratória, entre tantos outros benefícios.

Muitos estudos revelam que fazer exercícios também melhora a memória e ajuda a diminuir o risco de doenças como Parkinson e Alzheimer porque oxigena o cérebro. Estudar depois da atividade física, por exemplo, aumenta a capacidade de raciocínio e armazenamento de informações.

3 – Quais as três atividades físicas mais comumente recomendadas e estudadas?

A caminhada é uma das atividades mais estudadas e recomendadas para quem está iniciando ou retomando a prática de exercícios físicos. Ela tem um impacto relativamente baixo e consegue elevar a frequência cardíaca.

Já a musculação é um exercício muito nobre, com muita capacidade de estimular a força muscular e estabilizar as articulações. É perigosa quando não realizada de forma correta, mas, quando bem feitos, os exercícios trazem muitos benefícios, inclusive para pacientes obesos, com diabetes ou hipertensão – o ganho de massa muscular aumenta sua capacidade de gastar calorias.

Outra atividade também bastante estudada e indicada é a natação. Ela é extremamente benéfica. Além de ter um impacto muito baixo, é muito completa porque movimenta todo o corpo e auxilia muito a capacidade respiratória.

4 – Como combater a preguiça e manter uma rotina regular de exercícios físicos?

Em primeiro lugar, não comece exagerando. Por mais que você já tenha praticado exercício físico em alta performance, é preciso recomeçar e ir devagar. Outra coisa muito importante é tratar a atividade física como indispensável em sua vida. É preciso priorizá-la e fazê-la de forma atenta. Você precisa estar presente no momento, concentrar-se e dedicar-se a fazer os movimentos corretamente.

Por fim, é necessário se organizar e manter a constância. Para que ela se torne um hábito e você sinta vontade de fazer, é preciso ter regularidade. Sem isso, você tem a sensação de que está sempre recomeçando. É importante diminuir o intervalo entre a realização das atividades para o máximo de 24 horas. O maior estímulo são os benefícios que vêm dessa atitude.