Voltar
Compartilhe:
29 de May de 2018

Dia Mundial Sem Tabaco

Tabagismo pode desencadear doenças tão graves quanto o câncer

Além de ser o causador de mais de 80% dos casos de câncer de pulmão, o tabagismo é responsável por uma série de outras doenças tão graves quanto os tumores. Entre as principais estão a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), a bronquite crônica, o enfisema (outro tipo de DPOC) e as doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

DPOC – De acordo com o cirurgião torácico do Hospital Santa Lúcia, Manoel Ximenes Neto, a DPOC é a terceira causa de mortalidade nos países industrializados e o fumo é o fator de risco mais importante.

“Ela é mais frequente entre as mulheres e os sintomas mais comuns incluem chiado na respiração (sibilos), dificuldade de respirar (dispneia) durante atividade física e expectoração de secreção mucosa. Tudo isso contribui para o surgimento de processo inflamatório tipo pneumonia”, explica o especialista, que já realizou mais de 10 mil cirurgias ao longo de sua carreira.

BRONQUITE CRÔNICA – Já a bronquite crônica é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos.

“A bronquite crônica aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia. Sua principal causa é a fumaça do cigarro e seu agravamento ocorre também por causa do tabagismo. Sem cura, a doença pode ter seus sintomas minimizados pela cessação do hábito de fumar”, reforça.

ENFISEMA – O enfisema é uma irritação respiratória crônica quase sempre causada pelo fumo e que diminui a capacidade de respirar porque destrói os milhões de alvéolos pulmonares e impedem a oxigenação do sangue que retornaria à circulação. “Não é incomum que, como resultado, o paciente fique cansado com facilidade e se torne cadeirante e/ou dependente de oxigênio”, alerta Manoel Ximenes.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES – O tabagismo também causa sérios efeitos no sistema cardiovascular, danificando os vasos sanguíneos e prejudicando suas funções. Como consequência, doenças graves, a exemplo do infarto agudo do miocárdio e do AVC.

“Também é possível que o fumante desenvolva doenças vasculares periféricas, que o impedirão até de caminhar”, revela o especialista. Juntas, as duas doenças são as principais causas de morte no Brasil e no mundo e estão fortemente associadas não apenas ao tabagismo, como também a outros hábitos comuns entre pessoas que fumam: o sedentarismo e o consumo de álcool.

VIDA SAUDÁVEL – Não fumar é uma das decisões mais importantes para quem deseja levar uma vida saudável e com menor risco de doenças graves como as listadas acima.

“Além disso, é fundamental controlar a ingestão de bebidas alcoólicas, alimentar-se bem – consumindo cereais, frutas, verduras e legumes diariamente – praticar atividades físicas e controlar a hipertensão arterial, diabetes e a dislipidemia, entre outros fatores de risco”, finaliza Manoel Ximenes Neto.