Voltar
Compartilhe:
16 de May de 2019

Dispositivo Jetstream para aterectomia é lançado no Brasil

Os cirurgiões endovasculares Gustavo Paludetto e Robert Mendes inauguraram o uso do sistema em Brasília, tornando a capital referência

Cinco casos de sucesso de aterectomia foram realizados no Brasil pelos cirurgiões endovasculares Gustavo Paludetto e o americano Robert Mendes. Os procedimentos representaram o lançamento do sistema Jetstream no país, tecnologia promovida pela Boston Scientific, colocando a capital como o primeiro centro de treinamento de médicos acerca da técnica.

Disponível no Hospital Santa Lúcia, o dispositivo visa otimizar esse tipo de cirurgia, que consiste na técnica endovascular minimamente invasiva para o tratamento da aterosclerose dos vasos sanguíneos. O Jetstream é o único sistema de aterectomia com aspiração ativa, e promove uma retirada da gordura por dentro das artérias, resultando em uma desobstrução mais eficaz.

O aparelho traz melhores resultados a longo prazo e foi chave nos casos específicos tratados pelos médicos, nos quais a tecnologia da angioplastia simples com implante de stent não teria um bom resultado. “O benefício para o paciente é muito grande. Isso implica em conseguirmos resolver problemas sérios, que poderiam causar a perda do membro, na amputação ou a trombose das artérias”, explica o cirurgião Gustavo Paludetto.

Com o sistema liberado e disponível no Brasil, os profissionais que desejarem começar a utilizar a tecnologia poderão ser treinados pelo cirurgião. O intuito é que aprendam a técnica para leva-la às suas diferentes localidades. “A desobstrução e a devolução do fluxo causada pelo procedimento permite que o paciente recupere totalmente não só o sintoma, mas também que feche a ferida e volte para uma vida normal”, afirma o especialista.
O tratamento

De acordo com o cirurgião vascular Robert Mendes, a doença aterosclerótica afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e causa o acúmulo de placa, cálcio e colesterol no interior das artérias. “Os pacientes podem ser incapacitados pela doença devido a dor e problemas de feridas nas pernas. Este dispositivo pode, nas mãos de um médico capaz, devolver aos pacientes um estilo de vida normal” afirma.

Ele destaca que o Jetstream é o aparelho mais seguro para a remoção da placa aterosclerótica do interior dos vasos sanguíneos nas pernas. “Porque eu realmente acredito nessa terapia, eu quero ensinar o máximo de médicos e introduzir este dispositivo no maior número de países possível. É tudo sobre a obtenção de uma tecnologia melhor nas mãos de profissionais que podem fazer a diferença na vida das pessoas”, explica o cirurgião.
O especialista passou por diversos países para ensinar e aprender procedimentos médicos, incluindo Canadá, Inglaterra, Irlanda, China, México, Trinidad e Tobago, Estados Unidos e agora o Brasil. “Fiquei muito impressionado com as instalações e o nível de atendimento que estava disponível em Brasília, e consideraria tão bom quanto qualquer outro lugar que eu já tenha praticado nos Estados Unidos”, conta Robert Mendes. “O doutor Gustavo Paludetto está claramente à frente dos cuidados médicos, e ele executa as técnicas mais avançadas que temos disponíveis para fornecer aos pacientes.”, pontua.

A tecnologia
A Boston Scientific é a responsável por promover a implementação do sistema Jetstream. Um dos principais pilares da empresa é o desenvolvimento de novas tecnologias e de educação médica continuada. “É impossível desenvolver novas tecnologias não tendo como aliado a este programa instituições e profissionais como o doutor Paludetto, que é um médico que transmite confiança, credibilidade, tem sempre buscado inovações e também ir além das fronteiras”, afirma Flávio Toledo, gerente de marketing – peripheral intervention da marca.
Ele afirma que o intuito é iniciar os treinamentos no Brasil, ampliando esse conhecimento para médicos da américa latina e, eventualmente, até para outros lugares do mundo, onde exista a necessidade de aprender a tecnologia da aterectomia. “A estratégia de escolher o Brasil como este centro inicial foi por entendermos que o país reúne profissionais e estruturas que podem suportar a demanda inicial e exportar conhecimento para outros locais, além de ser um polo de ciência atrativo para médicos de outras regiões”, explica Flávio.
Gustavo Paludetto destaca que a escolha representa um grande reconhecimento do trabalho médico local. “Fomos escolhidos por uma multinacional de médicos extremamente conceituada, de uma das melhores experiências de Jetstream dos Estados Unidos, para desenvolver essa tecnologia aqui, onde nós seremos o centro formador de outros profissionais no Brasil”, comemora o cirurgião.