Voltar
Compartilhe:
28 de October de 2012

Dores persistentes no corpo podem ser sinal de doenças reumáticas?

Sim. O reumatismo é um conjunto de mais de cem diferentes patologias que, em comum, apresentam no paciente um quadro de dores ou inflamações articulares. As mais prevalentes são as artroses, osteoporose, artrite reumática e a fibromialgia, muito comum entre os adultos acima de 40 anos. A dor atinge diferentes articulações, desde as grandes (joelhos, cotovelos e ombros), as periféricas (mãos, punhos e os pés), e as centrais (coluna cervical, dorsal e lombar).

 

O paciente com dor articular pode ter seu primeiro atendimento no serviço de Emergência, onde, será avaliado pelo clínico ou ortopedista e, posteriormente, encaminhado para acompanhamento ambulatorial. A abordagem para um diagnóstico e tratamento mais especializados necessita de exames laboratoriais, de imagem e apoio de outras especialidades médicas para melhor abordagem terapêutica, condições presentes no Hospital Santa Lúcia que permitem um atendimento mais ágil aos pacientes com dores crônicas. O tratamento é composto por anti-inflamatórios hormonais — os corticoides — e não hormonais, os analgésicos de ação central e periférica, além de imunomoduladores.

 

Nos últimos anos, tem aumentado o número de pessoas cada vez mais jovens portadoras de doenças reumáticas. Os principais fatores de risco estão no sedentarismo, sobrepeso, poucas horas de sono, na jornada de trabalho estendida (de 8 a 10 horas por dia) e no estresse. Podemos dizer que o aumento da expectativa de vida da população, assim como o tempo prolongado de atuação dos indivíduos no mercado de trabalho (mais de 30 anos), são fatores externos que, inevitavelmente, influenciam o surgimento desse grupo de doenças. A prevenção está ligada diretamente ao controle de tais fatores e, principalmente, pela adoção de bons hábitos na rotina, como a prática regular de atividade física, controle do peso e redução do estresse.

 

Dra Sandra Andrade Oliveira e Silva – CRM-DF 3768

Reumatologista e Clínica Médica

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.