Voltar
Compartilhe:
23 de January de 2018

Estilo de vida saudável pode evitar complicações durante a gravidez

Nosso estilo de vida influencia com mais ou menos impacto não apenas a nossa saúde, mas também a dos filhos que pretendemos ter. Assim, para minimizar riscos de complicações para si e para o bebê durante a gravidez, é fundamental que a mulher adote hábitos mais saudáveis — como uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios — e elimine outros prejudiciais — como a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo.

“O bebê deve ganhar peso, não a paciente. Por isso, uma dieta com orientação nutricional é muito importante se a futura mamãe estiver acima do peso e/ou para evitar que isso aconteça. Adotar uma dieta rica em vitaminas, proteínas, sais minerais e balanceada em carboidratos e gorduras é a recomendação. Assim, é possível evitar doenças como o diabetes e a hipertensão gestacional, por exemplo”, afirma a médica obstetra Lucila Nagata, uma das coordenadoras do Centro de Medicina Fetal e de Gestação de Alto Risco do Hospital Santa Lúcia Sul.

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser interrompido imediatamente após a descoberta da gravidez. “Independentemente da quantidade ingerida, o álcool vai direto para a corrente sanguínea e passa, via placenta, para o feto. Embora não cause malformações, este feto tem o fígado ainda imaturo e não há evidências científicas que assegurem que ele conseguiria metabolizar a bebida sem danos futuros”, explica a médica.

Já o tabagismo pode, entre outros problemas, provocar alteração vascular da placenta, fazendo com que o feto não cresça e se desenvolva como deveria. Além disso, vários estudos mostram que filhos de mães fumantes têm mais predisposição a problemas respiratórios na infância, como alergias e asma.

PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS – Praticar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada três vezes por semana é uma recomendação geral de vida saudável. “Se a mulher já estiver fazendo isso ou mais que isso antes de engravidar, ótimo, pode manter durante toda a gestação. Se quiser iniciar a prática porque está grávida, a recomendação é que comece depois do terceiro mês, ou 12ª semana de gestação, com caminhadas ou atividades direcionadas para a gestação, como hidroginástica, alongamento, pilates, yoga, natação ou ginástica para gestantes”, recomenda Lucila Nagata.

Para as que fazem musculação, atividades de alto impacto ou aeróbicas mais intensas, a recomendação é diminuir a carga para a metade ou 30%, dependendo do nível, para manter o tônus e não para ganhar massa muscular neste período. Já as os exercícios aeróbicos não devem ultrapassar a frequência cardíaca de queima calórica, em torno de 140 batimentos por minuto (bpm). Também é importante evitar atividades que possam colocar em risco a paciente com quedas, traumas ou outros agravos durante a gestação”, reforça a especialista.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO – Quando grávida, a mulher deve se consultar mensalmente com o médico obstetra, do momento em que souber da gestação até o sétimo mês. A partir daí as visitas ao especialista devem ser quinzenais até que entre no nono mês (em torno de 36/37 semanas de gestação) e semanais até o parto.

“Uma nova consulta deve ser feita entre 7 a 10 dias após o parto normal ou cirúrgico e uma revisão de parto no prazo de 30 a 45 dias, quando é feito o exame preventivo de câncer de colo uterino. Neste momento, a paciente também recebe orientações contraceptivas específicas para o período de amamentação e outras informações para seguir sua rotina com saúde.