Voltar
Compartilhe:
08 de March de 2017

EXAMES PERIÓDICOS PODEM SER DECISIVOS NA CURA DO CÂNCER DE MAMA

Manter uma rotina periódica de exames e avaliações médicas pode ser decisivo para prevenir e tratar com maior eficácia diversas doenças. No caso de câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, é fundamental porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. “Quanto menor é o volume do tumor, menores são as necessidades terapêuticas para curá-lo. Geralmente, em casos iniciais, a cirurgia pode bastar”, afirma a oncologista do Hospital Santa Lúcia, Patrícia Schorn.

 

Mais comum em mulheres com mais de 50 anos de idade, o câncer de mama tem atingido cada vez mais jovens com menos de 40 anos. Para este ano, a expectativa é que 57.960 novos casos da doença sejam registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A quantidade é a mesma do ano passado.

 

Em 2012, cerca de 1,67 milhões de casos novos desse tipo de câncer em todas as faixas etárias foram esperados em todo o mundo, o que representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres. No Brasil, entre 2008 e 2013 (dado mais recente disponível), as mortes de mulheres por câncer de mama aumentaram de 11.813 para 14.206.

 

“O histórico familiar, especialmente se houve casos em parentes de primeiro grau, é um dos fatores mais importantes de risco. Mas ele também é elevado em mulheres que fumam, ingerem bebidas alcoólicas, são obesas, sedentárias, que não tiveram filhos ou que os tiveram após 30 anos e não amamentaram”, alerta a médica. Entre homens, o número de óbitos chegou a 181 em 2013.

 

TIPOS E SINTOMAS – Os tipos de câncer de mama se dividem em carcinomas ductais e lobulares. Os primeiros se originam no tecido que compõe os ductos da mama e são os mais comuns, responsáveis por 80% dos diagnósticos. Os lobulares representam em torno de 20% e têm origem nos lóbulos mamários.

 

Nos casos iniciais, não há qualquer sinal ou sintoma na mama, já que tumores milimétricos não são palpáveis. Coceira no mamilo, dor, inflamação e saída de secreção podem ser sinais e sintomas de câncer e não devem ser confundidos com infecções. Por isso, buscar atendimento especializado é essencial.

 

A mamografia é o exame preconizado e deve ser feita anualmente em pacientes a partir dos 35 anos que apresentem fatores de risco, e a partir dos 40 anos nas mulheres em geral. “Além da mamografia, a ultrassonografia mamária e a ressonância nuclear magnética das mamas são exames complementares importantes e disponíveis nas Unidades Hospitalares do Grupo Santa como o Santa Lúcia, o Santa Lúcia Norte o Maria Auxiliadora”, explica Dr.ª Patrícia Schorn.

 

O câncer de mama costuma ser mais agressivo em mulheres com menos de 40 anos porque, neste grupo, a doença é molecularmente mais invasiva. Quando a origem é hereditária, ou seja, relacionada às mutações dos genes BRCA 1 e BRCA 2, a manifestação nesta faixa etária também tende a ser mais forte.

 

PREVENÇÃO – De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal. Já o autoexame é uma medida educativa para que a mulher identifique alterações em sua mama, mas jamais substituirá a mamografia e o exame clínico das mamas realizado por um médico. Por isso, caso perceba qualquer alteração nas suas glândulas mamárias, a paciente deve procurar auxílio médico para investigação e esclarecimento diagnóstico.