Voltar
Compartilhe:
28 de February de 2020

Forma mais grave de febre amarela se apresenta em até 15% das pessoas com a doença

A febre amarela é uma arbovirose – infecção viral aguda transmitida pela picada dos mosquitos Haemagogus, Sabethes ou Aedes aegypti – e se manifesta, inicialmente, com febre súbita, calafrios, dor de cabeça intensa, dor nas costas e no corpo em geral, náuseas, vômitos e fadiga.

A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período, de algumas horas a um dia, sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença, que pode alterar o funcionamento do fígado (insuficiência hepática) e até levar à morte.

“O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa”, informa o médico infectologista do Hospital Santa Lúcia, Werciley Júnior. “Na suspeita de doença, é preciso procurar assistência médica imediata e evitar uso de anti-inflamatórios”, alerta o especialista.

Os dados do Ministério da Saúde apontam que, de acordo com a série histórica da doença no Brasil, a maior parte dos casos humanos ocorre entre os meses de dezembro e maio. Isso acontece principalmente no verão, quando a temperatura média aumenta na estação das chuvas, favorecendo a reprodução e proliferação de mosquitos (vetores) e, por consequência, o potencial de circulação do vírus.

A IMPORTÂNCIA DE SE VACINAR – Segundo ele, o diagnóstico de febre amarela se dá pela realização de exames de sangue (sorologia). Como não há tratamento específico, o ideal é adotar medidas preventivas e de suporte. “A vacinação contra febre amarela é a melhor forma de evitar o contágio pela doença e suas consequências, que podem ser graves”, enfatiza.

“No Brasil, a vacinação ainda está aquém do necessário e precisa ser reforçada enquanto não estamos enfrentando uma epidemia. Há regiões em alerta, como no caso do Paraná, que evidenciou presença de macacos doentes com febre amarela. Eles não transmitem a doença aos humanos, mas funcionam como reservatório do vírus e, se picados pelos mosquitos transmissores, a disseminação da febre pode aumentar”, detalha.

“A vacina da febre amarela é exclusivamente aplicada na rede pública, em dose única e sem necessidade de reforço. Toda as pessoas acima de um ano de vida devem ser vacinadas, exceto as com câncer e em vigência do tratamento de quimioterapia”, finaliza o infectologista.