Voltar
Compartilhe:
28 de September de 2013

Hematologia, especialidade aliada no combate ao câncer

O Centro de Oncologia Santa Lúcia dispõe de unidade onco-hematológica integrada à infraestrutura do Hospital

 

 

A Hematologia está entre as especialidades médicas que mais avançam no campo da pesquisa clínica-terapêutica no combate ao câncer e outras doenças. É a área da Medicina ligada ao estudo do sangue, medula óssea e gânglios linfáticos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas entre os linfomas (neoplasia do sistema imunitário) existem 46 tipos distintos da doença e vários deles com subtipos adicionais já classificados. São 35 tipos de leucemias agudas, consideradas mais graves, e 12 tipos de leucemias crônicas tratadas pela especialidade atualmente.

 

 

Os tratamentos hematológicos são subdividos em enfermidades benignas — como anemias e distúrbios da coagulação — e enfermidades malignas — como leucemias, linfomas e mielomas múltiplos. Uma subespecialização da área é o transplante de medula óssea, responsável por recompor as células fragilizadas após altas doses de quimioterapia e radioterapia por células saudáveis de um doador compatível.

 

 

Com foco na assistência mais segura e diferenciada para os portadores de câncer foi criada a Unidade de Onco-Hematologia, parte do Centro de Oncologia Santa Lúcia e integrado aos serviços do Hospital — Internação, Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico. Com equipe de hematologistas renomados, a Unidade oferece o que há de mais atual no tratamento de doenças onco-hematológicas, como terapias de diferentes tipos de linfomas e todas as etapas que envolvem o transplante de medula óssea —coleta, congelamento, armazenamento e processamento, até a transfusão no paciente.