Voltar
Compartilhe:
08 de October de 2012

Hospital Santa Lúcia participa do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente

Unidade é a primeira do DF a integrar lista de hospitais modelo

 

Salvar 50mil vidas e evitar 150mil danos por ano é o principal objetivo do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), capitaneado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), em parceria com diversos hospitais do Brasil e institutos internacionais, como o Institute of Healthcare Improvement (IHI), nos EUA, e o Canadian Pacient Safety Institute (CPSI).

 

A convite do IQG, o Hospital Santa Lúcia é a primeira instituição escolhida para integrar o programa no Distrito Federal. “Convidamos os hospitais que se interessam ou estão trabalhando como prioridade estratégica de sua organização a assistência ao paciente com qualidade e segurança”, explica a coordenadora do PBSP, Milene Volpe.

 

Assim, o HSL servirá de multiplicador de boas práticas de gestão da segurança do paciente, auxiliando a implantar a iniciativa nos demais hospitais da região. De acordo com Milene, a meta é a implementação de três protocolos: Protocolo de Prevenção da Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica; Protocolo de Prevenção de Infecção de Corrente Sanguínea relacionada a Cateter Centra de curta permanência e Protocolo de Prevenção de infecção do trato urinário relacionado a cateter vesical.

 

Na avaliação de Flávia Packer, diretora executiva do Hospital Santa Lúcia um dos pontos mais importantes do programa é a promoção de uma rede de informações entre as instituições hospitalares, que poderão trocar experiências sobre as melhores práticas e protocolos relacionados à qualidade e segurança do paciente. Outra vantagem apontada pela executiva é o desenvolvimento de evidências cientificas e tabulação de indicadores em âmbito nacional, subsidiando instituições, administradores e outros órgãos do setor saúde. “O PBSP tem uma lógica colaborativa entre as instituições e os profissionais envolvidos”, analisa. “A participação do Hospital Santa Lúcia nesse processo reflete nosso compromisso de melhorar continuamente a segurança e a qualidade no atendimento prestado não só aos nossos pacientes, como à sociedade como um todo”.

 

Gestão da qualidade
A seleção dos integrantes do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente obedece a rigorosa análise retrospectiva dos resultados e da performance clínica dos hospitais. O investimento contínuo em qualidade e segurança na assistência  a seus pacientes rendeu ao Hospital Santa Lúcia o certificado de Acreditação Hospitalar, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e chancela do Ministério da Saúde. Outro selo importante, concedido pela multinacional 3M no primeiro semestre de 2012, é a Certificação Diamante em Prevenção de Lesões Cutâneas,  O Santa Lúcia é o único hospital no Centro-Oeste com o  nível mais alto dessa categoria.